Revista Espaço

Economia no corte

Pátio de Metálicos ganha tempo e dinheiro no reaproveitamento de bobinas

7

Marcos opera empilhadeira para posicionar bobinas no vagão ferroviário

No primeiro semestre deste ano, o grupo de Círculos de Controle de Qualidade (CCQ) Metálicos reorganizou a logística de abastecimento de bobinas sucatadas entre 4,5 e 16 toneladas do Pátio de Metálicos para a Aciaria Elétrica. A padronização dos procedimentos de estocagem, a identificação e a expedição das bobinas proporcionam ganhos a partir da economia no corte, perda e transporte do material. A iniciativa também trouxe ganhos ambientais e em segurança, pois eliminar a necessidade de corte evita a geração de resíduos no processo de preparação e evita os riscos inerentes à atividade. O material de alta densidade melhora, ainda, a produtividade do processo de abastecimento.

A intensificação do envio de bobinas inteiras para a Aciaria só foi possível porque o Pátio de Metálicos conta com profissionais habilitados para a operação de empilhadeira. As bobinas são carregadas em vagão ferroviário e a ponte rolante se encarrega de posicioná-las diretamente no forno na Aciaria. “A receptividade da equipe da Aciaria em usar esse material tem sido fundamental para o sucesso da iniciativa e a capitalização dos ganhos”, destaca o inspetor de Beneficiamento Marcos de Oliveira Melo.


A casa é sua

8

Familiares conhecem linha de produção da ArcelorMittal Campinas

Desde julho de 2008, a cada três meses, a ArcelorMittal Campinas abre suas portas para empregados interessados em levar suas famílias para conhecerem a planta industrial. Ao todo, 65 pessoas já participaram o Programa de Visitas na unidade. “Minha filha e eu ficamos encantadas. Ela sempre teve curiosidade em conhecer o trabalho do pai e também se divertiu com as atividades recreativas na biblioteca. Fiquei feliz em perceber como a Empresa se preocupa com a saúde e a segurança do meu marido. É por isso que, lá em casa, todos vestimos a camisa da ArcelorMittal”, conta Nara Maria Chuquel, esposa do encarregado de Produção Adair Ribas Chuquel.

As visitas são realizadas nas manhãs de sábado. Manuel Nunes Baptista, diretor do Centro de Serviços, dá boasvindas às famílias e Sandra Signorelli Andrade, coordenadora do RH, faz uma apresentação sobre a Empresa e o Grupo ArcelorMittal. Os participantes recebem então os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e seguem para as áreas produtivas, onde os próprios empregados explicam como funciona sua rotina. Enquanto isso, crianças menores de nove anos são envolvidas em atividades recreativas e educativas na biblioteca.

Compartilhar: