Revista Espaço

Feito em casa

ArcelorMittal Inox Brasil investe na infraestrutura do Centro de Formação Profissional para ampliar oferta de treinamentos a empregados

17

Centro de Formação Profissional: estrutura 100% aproveitada pela ArcelorMittal Inox Brasil

Há 61 anos, o Centro de Formação Profissional da ArcelorMittal Inox Brasil oferece ensino técnico de qualidade a aprendizes. Agora, abre suas portas para empregados e comunidade, passando a concentrar todas as ações de treinamento, capacitação e desenvolvimento oferecidas pela Empresa. A centralização foi acompanhada pela mudança de uma equipe técnica para o local, com o objetivo de assegurar o bom funcionamento do Centro e prestar atendimento personalizado aos usuários.

A estrutura é movida pela sinergia entre a Fundação ArcelorMittal Acesita, responsável pela operacionalização, e a gerência de Treinamento e Desenvolvimento, encarregada de identificar as demandas de capacitação junto às lideranças. “O Centro é um ativo importante da ArcelorMittal Inox Brasil, onde são disponibilizados recursos para atender, da melhor maneira possível, às demandas internas de treinamento e desenvolvimento profissionais”, afirma Venilson Araújo Vitorino, diretor de Administração da Fundação ArcelorMittal Acesita.

Oito novas salas de aula foram inauguradas em 2008. Vestiários e banheiros passaram por readequação. O objetivo é ampliar a capacidade do Centro para absorver todas as solicitações de capacitação da Empresa. “Temos uma infraestrutura completa para desenvolver competências comportamentais e técnicas. Ao reunir todos os treinamentos no local, reduzimos custos com aluguéis de espaços em hotéis e centros de convenção e criamos um ambiente que é referência em qualidade de ensino para empregados e comunidade”, destaca Adriana Baracho, gerente de Treinamento e Desenvolvimento.

Mais e melhor

Outro objetivo da Empresa ao centralizar os treinamentos e alocar no Centro uma equipe de gestão é explorar ao máximo os recursos disponíveis para qualificação dos alunos, identificando, de acordo com o conteúdo dos cursos, oportunidades para aproveitar também as instalações do Centro de Educação Ambiental da ArcelorMittal Inox Brasil – Oikós e do Instituto do Inox. Só em 2008, foram oferecidas mais de 195 mil horas de treinamento no Centro.

“Tudo no Centro colabora para que o empregado fique concentrado: climatização da sala, vidros espelhados, equipamentos e isolamento acústico perfeito. O atendimento também ficou mais ágil e eficaz”, diz Euronides Vilete, supervisor da gerência de Laminação a Frio de Aços Inoxidáveis, que participa da segunda turma do programa Equipes de Alta Performance.

Compartilhar: