Revista Espaço

Conhecimento que se traduz em saúde

Diagnóstico gerado a partir do Programa Indústria Saudável permitirá elaboração de campanhas e ações mais direcionadas à realidade dos empregados

3

Exame odontológico é uma das etapas do diagnóstico

Entre julho e setembro, quase três mil empregados, aprendizes e estagiários da ArcelorMittal Timóteo participam de uma verdadeira maratona da saúde. Nesse período, seis postos de atendimento foram instalados no Escritório Central e nos restaurantes da Usina. Os objetivos são levantar um quadro detalhado das condições de saúde das pessoas, promover a conscientização com foco na prevenção de doenças e direcionar futuras ações da Empresa.

A iniciativa foi criada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), que disponibiliza profissionais das áreas de educação física, enfermagem e odontologia, em horários que atendam aos empregados dos três turnos. A participação no Programa Indústria Saudável é voluntária e as informações coletadas são confidenciais. A meta é alcançar um índice de participação superior a 90% do quadro de empregados que vivem em Timóteo.

“Com o resultado, teremos uma visão mais clara da situação, o que permitirá planejar melhor nossas ações para 2010. A movimentação gerada por um trabalho desse porte também estimula a reflexão sobre o tema e comprova que saúde e segurança são prioridades para a ArcelorMittal Inox Brasil, diretamente ligadas ao valor da Sustentabilidade”, afirma o médico do trabalho da Empresa, Ricardo Galli.

Vale uma vida

6

Empregados lêem orientações

O tempo médio para que uma pessoa faça todos os exames é de 17 minutos. Uma agenda foi planejada, com datas e horários específicos, para cada gerência. Assim, os relatórios gerados ao final do trabalho apresentarão um perfil das condições de saúde de cada equipe. “Munidos dessas informações, saberemos, por exemplo, quais fatores de risco são globais e quais são específicos de uma determinada área. Os resultados serão cruzados com nosso banco de dados, fornecendo um retrato preciso da saúde dos empregados”, revela Cristiane de Cássia Soares, analista de Recursos Humanos.

O atendimento começa por uma entrevista sobre atividade física, nutrição, controle do estresse, comportamento preventivo e relacionamento social. Em seguida, o empregado faz os exames de antropometria (peso, altura, índice de massa corporal e circunferência abdominal), pressão arterial e glicemia. Após uma avaliação odontológica, recebe um kit de higiene bucal com escova, fio e creme dentais. No sexto e último posto de atendimento, são fornecidas orientações para a melhoria das condições de saúde, qualidade de vida e prevenção de doenças. Se necessário, a pessoa é encaminhada para um especialista. “Faço questão de participar das ações de promoção da saúde que ocorrem na Empresa e procuro seguir as orientações. Também por isso, meus testes foram tão bons. Momentos de reflexão como esse são importantes para avaliarmos nosso comportamento”, acredita Maurício Carlos Jesus dos Santos, assistente técnico da gerência de Logística.

“Os empregados recebem informações atualizadas sobre sua saúde e – o que é mais importante – sobre como prevenir doenças. Para a Empresa, esse ‘raio-x’ permite a implantação de soluções pertinentes e customizadas para os problemas encontrados, além de promover um ambiente saudável e produtivo”, informa Adriana Silva Oliveira, supervisora técnica de lazer e esportes do Sesi.


Confira as impressões de quem já passou pelo Indústria Saudável e siga esses exemplos.

4

“Achei muito interessante o diagnóstico. Temos de nos preocupar com nossa saúde. Tem gente que fica anos sem fazer um exame. Como eu faço acompanhamento sempre, não tive surpresa. Estou um pouco acima do peso, porque não tenho praticado esportes, mas até o ano que vem pretendo deixar o hábito de vir de carro e passar a vir para a Usina pedalando. A necessidade da prática de exercícios físicos é sempre lembrada na ginástica laboral e quando tomamos atitudes benéficas compartilhamos com nossos colegas.” Wallace Silva Marques, mantenedor/operador de decapagem da Manutenção da Laminação a Frio de Aços Inoxidáveis.


É rápido, simples e os benefícios são colhidos agora e no futuro5

“Tenho 48 anos e sei que preciso estar atento para ter uma vida saudável. O acesso a esses serviços e a força das campanhas de conscientização promovidas pela Empresa nos direcionam a buscar esses cuidados. A iniciativa vai mexer com muita gente. Eu já havia procurado uma nutricionista, depois de orientação recebida na Empresa, e perdi peso seguindo uma dieta balanceada. Os colegas perceberam, durante os exames, que a mudança foi em prol de meu bem-estar.” Nildomar Soares Ferreira, analista técnico da Aciaria Aços Elétricos e Carbono7

“O Circuito Saúde é uma excelente iniciativa. Às vezes achamos que nossa saúde está boa e quando realizamos os testes descobrimos que há problemas. Ao contribuir para nosso bem-estar, a Empresa melhora nossa autoestima e, consequentemente, o desempenho no trabalho. Com isso, todos saem ganhando.” Elcia Aparecida Barroso, analista técnico da Manutenção da Redução.


8

Compartilhar: