Revista Espaço

Confiança é o que nos pauta

Reunião de Diálogo melhora fluxo de informações e estimula confiança nas relações das lideranças com suas equipes

Aposentadoria e remuneração variável com foco no Plano de Metas por Equipe: esses foram os primeiros temas escolhidos pelos empregados, por meio de votação na Intranet, para serem abordados em junho e julho, respectivamente, nas Reuniões de Diálogo realizadas na ArcelorMittal Timóteo.

Implantada corporativamente na Empresa em abril, a Reunião de Diálogo é uma ferramenta de gestão de clima, criada com o objetivo de fortalecer a comunicação face a face e promover relações de confiança entre líderes e equipes, com base na credibilidade, no respeito e na imparcialidade. “A prática contribui para melhorar o relacionamento da equipe e traz maturidade para todos. Está centrada em assuntos que interessam aos empregados e é também uma forma de desenvolver a habilidade de expressão, já que todos têm espaço para falar”, conta Hélvio Caldeira Carvalho, gerente da Redução. Desde 2006, ele reúne sua equipe para conversas desse tipo e aderiu com entusiasmo à nova fórmula.

14

Líderes contam com o apoio de um guia, que aborda a importância da Reunião de Diálogo para a Gestão de Clima e dá dicas sobre como realizá-la

Com periodicidade mensal (ou sempre que for identificada uma demanda) e duração de uma hora, as reuniões são conduzidas pelas lideranças, com o suporte da gerência de Relações Trabalhistas e da área de Comunicação. Definido o tema mensal, essas áreas preparam material de apoio aos gestores, que pode incluir diversas ações, como as palestras sobre o assunto da vez. “É preciso tratar do clima no dia a dia, para evitar que questões simples se transformem em problemas para a área”, comenta a assessora de Comunicação Soraya Tôrre.

Bate-papo de roupa nova

As reuniões são um momento reservado para que os empregados exponham suas dúvidas e conversem com seus gestores sobre assuntos que impactam o ambiente nas áreas. “Os três encontros de que participei foram muito produtivos. A conversa mantevese focada no tema e tivemos total liberdade para expor o que pensamos e apresentar questões novas. A equipe participou bastante”, relata Anderson Luís da Silva, operador de Alto-forno.

Soraya Tôrre ressalta que houve a preocupação em simplificar o processo de gestão de clima e evitar a criação de novos rituais. “Muitas pessoas já realizavam encontros semelhantes, porém, sem periodicidade regular e de forma despadronizada”. Além de ter um assunto comum em toda a Empresa, as reuniões abordam questões específicas de cada equipe, registradas em formulário próprio para acompanhamento dos gestores. O andamento das reuniões será monitorado nas auditorias de segurança, e a ferramenta já está sendo estendida aos Centros de Serviços da ArcelorMittal Inox Brasil. A escolha dos temas para os próximos meses continuará sendo feita por votação na Intranet. Cinco assuntos são apresentados a cada rodada.

Compartilhar: