Revista Espaço

Confiança é o que nos pauta

Reunião de Diálogo melhora fluxo de informações e estimula confiança nas relações das lideranças com suas equipes

Aposentadoria e remuneração variável com foco no Plano de Metas por Equipe: esses foram os primeiros temas escolhidos pelos empregados, por meio de votação na Intranet, para serem abordados em junho e julho, respectivamente, nas Reuniões de Diálogo realizadas na ArcelorMittal Timóteo.

Implantada corporativamente na Empresa em abril, a Reunião de Diálogo é uma ferramenta de gestão de clima, criada com o objetivo de fortalecer a comunicação face a face e promover relações de confiança entre líderes e equipes, com base na credibilidade, no respeito e na imparcialidade. “A prática contribui para melhorar o relacionamento da equipe e traz maturidade para todos. Está centrada em assuntos que interessam aos empregados e é também uma forma de desenvolver a habilidade de expressão, já que todos têm espaço para falar”, conta Hélvio Caldeira Carvalho, gerente da Redução. Desde 2006, ele reúne sua equipe para conversas desse tipo e aderiu com entusiasmo à nova fórmula.

14

Líderes contam com o apoio de um guia, que aborda a importância da Reunião de Diálogo para a Gestão de Clima e dá dicas sobre como realizá-la

Com periodicidade mensal (ou sempre que for identificada uma demanda) e duração de uma hora, as reuniões são conduzidas pelas lideranças, com o suporte da gerência de Relações Trabalhistas e da área de Comunicação. Definido o tema mensal, essas áreas preparam material de apoio aos gestores, que pode incluir diversas ações, como as palestras sobre o assunto da vez. “É preciso tratar do clima no dia a dia, para evitar que questões simples se transformem em problemas para a área”, comenta a assessora de Comunicação Soraya Tôrre.

Bate-papo de roupa nova

As reuniões são um momento reservado para que os empregados exponham suas dúvidas e conversem com seus gestores sobre assuntos que impactam o ambiente nas áreas. “Os três encontros de que participei foram muito produtivos. A conversa mantevese focada no tema e tivemos total liberdade para expor o que pensamos e apresentar questões novas. A equipe participou bastante”, relata Anderson Luís da Silva, operador de Alto-forno.

Soraya Tôrre ressalta que houve a preocupação em simplificar o processo de gestão de clima e evitar a criação de novos rituais. “Muitas pessoas já realizavam encontros semelhantes, porém, sem periodicidade regular e de forma despadronizada”. Além de ter um assunto comum em toda a Empresa, as reuniões abordam questões específicas de cada equipe, registradas em formulário próprio para acompanhamento dos gestores. O andamento das reuniões será monitorado nas auditorias de segurança, e a ferramenta já está sendo estendida aos Centros de Serviços da ArcelorMittal Inox Brasil. A escolha dos temas para os próximos meses continuará sendo feita por votação na Intranet. Cinco assuntos são apresentados a cada rodada.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.