Revista Espaço

A força da BioEnergia

ArcelorMittal Jequitinhonha e ArcelorMittal Florestas se juntam para atendimento das empresas do Grupo

11

Empregados cuidam de mudas de eucalipto, matéria-prima para o biorredutor sólido renovável, em viveiro da nova empresa

10

Elesier Lima Gonçalves, diretor-presidente da nova empresa: atendemos melhor as unidades do Grupo

A unificação das duas empresas do setor florestal do Grupo – ArcelorMittal Jequitinhonha e ArcelorMittal Florestas – criou, em 1° de julho, a ArcelorMittal BioEnergia Ltda, empresa que já nasce líder mundial no segmento de produção de carvão vegetal.

Com sede em Belo Horizonte, a empresa é composta por 2,8 mil empregados diretos e administrará patrimônio de 282 mil hectares, sendo 171 mil hectares plantados com florestas renováveis de eucalipto, que resultam na produção de 2,2 milhões de metros cúbicos anuais de carvão vegetal, biorredutor sólido renovável.

“A unificação permitirá a otimização do uso dos ativos florestais, priorizando o atendimento às unidades industriais da ArcelorMittal Brasil Longos e ArcelorMittal Inox Brasil, que empregam o carvão vegetal como matéria-prima para a produção do aço”, afirma Elesier Lima Gonçalves, diretor-presidente da ArcelorMittal BioEnergia.

A nova empresa vai contribuir para o desenvolvimento dos negócios de aço da ArcelorMittal na América do Sul, buscando suprir a demanda de biorredutor em quantidade, qualidade e custo adequados, e em conformidade com os princípios de sustentabilidade do Grupo.

Mesmos princípios

A unificação abre uma gama de oportunidades de potencialização de recursos e investimentos e também das ações orientadas para saúde, segurança, meio ambiente, tecnologia e desenvolvimento sustentável.

Ao lado de Elesier Gonçalves, compõe a diretoria-executiva Paulo Sadi Silochi, que ocupa o cargo de diretor Operacional. Eles se reportarão a um comitê gestor formado por dirigentes da ArcelorMittal Aços Longos e ArcelorMittal Inox Brasil.


Missão, visão e valores

O negócio da ArcelorMittal BioEnergia é orientado para a produção e comercialização de biorredutor sólido renovável (carvão vegetal), madeira, mudas e sementes. Conheça a missão, visão e valores que guiam a nova empresa.

Visão: ser empresa referência no setor florestal brasileiro.

Missão: produzir energia renovável, com tecnologia avançada, garantindo qualidade e custo compatíveis, por meio do uso ecoeficiente de florestas plantadas, atuando com responsabilidade social e ambiental e no relacionamento com as comunidades, de modo a assegurar a competitividade do gusa ArcelorMittal.

Valores: confiança, respeito, integridade, ética, excelência e comprometimento.


A ArcelorMittal BioEnergia em números

Área total: 282 mil hectares

Área plantada (2008): 171 mil hectares

Produção de biorredutor renovável (2009): 550 kton (MRF)

Compartilhar: