Revista Espaço

Qualificação em cadeia

18

Flávio Leal, presidente da Aciati, Renato Azevedo Furtado, coordenador da ADT, Almir Antônio Vieira e o presidente da Fiemg Regional Vale do Aço, Luciano José de Araújo

O Programa de Gestão Rumo à Excelência, promovido pelo Instituto Qualidade Minas (IQM), atende hoje a cinco prestadores de serviços indicados pela ArcelorMittal Inox Brasil: Reciclos, Lomae, Thermon, EME Fibras e Indústria e Comércio Eurides Maia (Icem). Por meio do Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), a Empresa estimula a disseminação de boas práticas de gestão e o desenvolvimento de sua cadeia produtiva. Esse objetivo é compartilhado com o IQM, que lançou, no dia 6 de abril, o Prêmio Regional da Qualidade – Vale do Aço 2009 (PRQ-VA).

A iniciativa, coordenada pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg Vale do Aço) e apoiada em Timóteo pela ArcelorMittal Inox Brasil, Associação Comercial (Aciati) e Agência de Desenvolvimento (ADT), visa a estimular a competitividade das empresas na região e contribuir para a melhoria contínua da qualidade da gestão, por meio da disseminação dos critérios de excelência.

Segundo o engenheiro de Segurança da ArcelorMittal Inox Brasil Almir Antônio Vieira, que é também coordenador do Programa Regional da Qualidade e Produtividade do Vale do Aço (PRQP-VA), não se trata de uma competição. “Calcada nos mesmos critérios de excelência do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), a versão regional é uma oportunidade para que empresas de todos os portes tenham acesso a um modelo de gestão consagrado. Além da mobilização dos empregados para um objetivo comum e da elaboração do relatório de gestão, as empresas inscritas recebem a visita de uma equipe avaliadora independente. Ao final do processo, os participantes têm um verdadeiro diagnóstico do nível de aderência de sua organização ao modelo. O relatório de avaliação contém ainda pontos fortes e oportunidades de melhoria”, argumenta Almir.

Mais informações sobre o prêmio e programação de eventos para 2009 pelo telefone (31) 3822.1414, site www.pmqp.org.br ou e-mail valedoaco@pmqp.org.br.

Compartilhar: