Revista Espaço

Na ponta do lápis

Gerência de Redução fecha o cerco contra o desperdício

5

Hélvio (ao centro) discute possibilidades de redução de custos com os gestores de contas

Um verdadeiro batalhão está no controle dos custos diretos e despesas indiretas da gerência de Redução da ArcelorMittal Timóteo. Cerca de 50 empregados de todos os níveis participaram da identificação dos principais custos da área e da elaboração de projetos para reduzir cada um deles. Os primeiros 18 projetos que serão acompanhados mensalmente pelas equipes foram apresentados em um seminário realizado em março. “Com essa iniciativa, estou certo de que conseguiremos cumprir o orçamento desafiador programado para 2009”, almeja Hélvio Caldeira, gerente de Redução.

Outros 15 projetos entram na análise mensal após serem apresentados no 2º Seminário de Gestão de Custos Diretos e Despesas Indiretas, dia 10 de julho. Para cada gerência – Pátios, Altos-fornos e Manutenção – foram definidos gestores de contas.

Hélvio conta que a proposta é promover quatro seminários ao longo do ano, em horários variados, para possibilitar a participação dos empregados de todos os turnos. “É o primeiro evento da ArcelorMittal Inox Brasil focado exclusivamente em custo. Queremos promover a conscientização e a responsabilidade de cada um no controle dos custos. Todos podem colaborar com atitudes simples, preservando os equipamentos e utilizando adequadamente o material da Empresa”, pontua.

Abaixo, você confere alguns projetos apresentados no Seminário:

  • Otimização da carga metálica do Alto-forno 1 por meio do melhor mix de matérias-primas, objetivando atingir a produtividade necessária com o menor custo do gusa.
  • Redução do consumo de carbono de topo em três quilos por tonelada em relação ao orçado para 2009, por meio de ajustes no sistema de distribuição de carga e aplicação do Padrão Técnico Operacional.
  • Redução de custos por meio da realização de serviços programados de manutenção pela equipe de turno.
  • Redução de perdas no Depósito 15 de Matérias-Primas por meio de uma rotina de controle e recuperação dos insumos.
Compartilhar: