Revista Espaço

Emoção em casa

Três projetos da ArcelorMittal Inox Brasil chegam à final do Challenge 2009

7

Grupo Mega, responsável pelo projeto Redução de estoque de cilindros 1º intermediários e set-up do Laminador de Bobinas número 1

Dos 11 projetos inscritos por unidades do Setor Inox de todo o mundo, quatro pertencem à ArcelorMittal Inox Brasil. Dos nove selecionados para a final do Challenge 2009, três foram desenvolvidos aqui: Redução de estoque de cilindros 1º intermediários e set-up do Laminador de Bobinas número 1; Redução do tempo de regulagem dos eletrodos do Forno Panela, ambos da ArcelorMittal Timóteo; e Melhoria da performance da produção e condições de trabalho no viveiro de mudas de eucalyptus, da ArcelorMittal Jequitinhonha.

No dia 25 de junho, empregados de diversos países estarão torcendo por suas equipes e ligados nas apresentações dos nove finalistas, transmitidas simultaneamente para todas as unidades concorrentes. Evento coorporativo que premia melhores práticas implementadas ao longo do ano por empresas do Setor Inox, o Challenge 2009 volta ao tema ‘imitação’, adotado em 2008, e terá formato diferenciado para reduzir custos.

8

Equipe do projeto Redução do tempo de regulagem dos eletrodos do Forno Panela, selecionado para o final

Além do campeão geral do Círculo de Controle de Qualidade (CCQ) de 2008, foram indicados dois grupos de Manutenção Produtiva Total (TPM), sendo um da ArcelorMittal Timóteo e outro da ArcelorMittal Jequitinhonha, além de um projeto da ArcelorMittal Caxias do Sul, que não chegou à final. Em março, auditores coorporativos visitaram as unidades para avaliar os resultados dos projetos inscritos. No dia 26 de maio, os grupos selecionados apresentaram seus projetos no Auditório Percival Farquhar. As apresentações foram filmadas na íntegra e enviadas para a Europa para avaliação dos jurados.

No dia da final, 25 de junho, os três grupos, a diretoria e o corpo gerencial estarão em contato direto, por videoconferência, com o júri reunido em SaintDenis, na França. Após assistirem às nove apresentações, os jurados farão perguntas aos integrantes dos grupos e, na sequência, divulgarão o resultado. Uma semana depois, o CEO (Chief Executive Officer) do Setor Inox, Jean-Yves Gilet, premiará o grupo vencedor pessoalmente.

9

Equipe da ArcelorMittal Jequitinhonha foi uma das finalistas

“A forte presença da ArcelorMittal Inox Brasil mostra que a análise e solução de problemas é um processo consolidado na Empresa e que o aprendizado das equipes continua em ascensão”, constata Geraldo Medeiros, assistente técnico da gerência de Melhoria Contínua e Qualidade.

Compartilhar: