Revista Espaço

Caminho para a emancipação

Consultoria em gestão leva associações apoiadas pela Fundação a evoluir e sonhar cada vez mais alto

19

Cristiano e sua família aproveitam as opções de lazer do Clube Alfa

O Clube Alfa é exemplo dos bons resultados alcançados pelo trabalho de profissionalização e fortalecimento das instituições parceiras da Fundação ArcelorMittal Acesita. O espaço, que congrega empregados da ArcelorMittal Inox Brasil, familiares e pessoas da comunidade em geral recebeu uma consultoria para melhorar sua gestão financeira e administrativa. Paralelamente, foram realizadas obras de ampliação e restauração da sede social, que ganhou um novo salão de festas, além da reforma do parque aquático, sauna, brinquedos e pista de bicicross.

Os resultados não demoraram a aparecer e o número de associados subiu de 1.100, em 2007, para os atuais 1.600. Cristiano Torres e Faria, operador da Aciaria, associou-se no final de 2008. “O Alfa é o melhor clube da cidade. Tenho aproveitado muito a infraestrutura de lazer com minha família. Vários amigos do trabalho também frequentam o clube, que é um ótimo espaço de convivência”, elogia.

20

Creuza mostra os novos equipamentos da Coopermassas Ágape

Segundo a coordenadora de projetos da Fundação ArcelorMittal Acesita Márcia Ferreira de Andrade, a meta é chegar a 1.800 sócios até o final de 2009. Para Hita Rodrigues Ribeiro, gerente geral do Alfa, a soma de esforços vem fazendo a diferença. “Nossa gestão encontrou o clube com muitos problemas. Só podemos agradecer o apoio da Fundação, que nos encheu de garra para dar a volta por cima. Além do número de sócios, conseguimos aumentar a quantidade de eventos realizados em nossas instalações e estamos colocando as contas em dia”, comemora Hita.

Profissionalização

Assim como o Alfa, a Coopermassas Ágape é outra instituição apoiada pela Fundação que está a caminho da ‘emancipação’. Criada há oito anos, no bairro Cachoeira do Vale, em Timóteo, a Coopermassas reúne 20 mulheres associadas que produzem e comercializam pratos prontos (marmitex) e salgados diversos.

A cooperativa é beneficiada pelo Projeto Rede Municipal, cuja proposta é estimular iniciativas coletivas de trabalho e renda. Realizado pela Fundação ArcelorMittal Acesita em parceria com a Interamerican Foundation (IAF), o projeto vem auxiliando a Coopermassas a aumentar a produtividade, reduzir custos e promover melhorias no atendimento aos clientes e nas instalações.

Em abril, R$ 37,6 mil foram repassados à Coopemassas por meio do projeto para a compra de novos equipamentos, como batedeira e liquidificador industriais, balança digital e geladeira. “Com o apoio da Fundação, começamos a entender melhor e a profissionalizar nosso negócio. Esse suporte nos enche de coragem e ânimo para continuar lutando e crescendo”, diz Creusa Benedito Andrade Souza, presidente da Coopermassas Ágape.

Também por meio do Projeto Rede Municipal, o Instituto Presbiteriano Êxodo (Ipê) e o Centro de Alimentação, Trabalho e Orientação Social (Catos) receberam individualmente mais de R$ 32 mil para a compra de equipamentos e contratação de instrutores, com o objetivo de melhorar a qualidade e ampliar a oferta de cursos de informática para jovens de baixa renda.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.