Revista Espaço

Adesão em massa

ArcelorMittal convoca empregados de todo o mundo para Jornada para o Zero Acidente

11

Paulo Magalhães participa de auditoria de segurança nas áreas da Usina

Pelo terceiro ano consecutivo, o Dia de Saúde e Segurança, realizado em 28 de abril, mobilizou os mais de 320 mil empregados da ArcelorMittal, em 60 diferentes países. Em vídeo reproduzido em todas as unidades, o CEO (Chief Executive Officer) do Grupo, Lakshmi Mittal, convidou os empregados a aderirem a esse grande movimento rumo ao zero acidente. “Nossa jornada para o zero representa a busca engajada por um local de trabalho seguro, livre de acidentes e de doenças. Significa alcançar padrões de classe mundial, integrando a saúde e a segurança ao sistema de gestão de desempenho do Grupo. A filosofia que guia o programa é a de que, se algumas partes da ArcelorMittal podem ter melhores práticas, todas as partes podem”, disse.

Liderando a Jornada para o Zero Acidente, tema escolhido para nortear as atividades do Dia de Saúde e Segurança 2009, uniu Liderança pelo exemplo – conceito praticado em todo o Grupo ArcelorMittal – e Jornada para o Zero (JTZ), em uma alusão ao programa corporativo lançado em dezembro de 2008.

12

Estande com EPIs e informações sobre padrões de segurança

Em vídeo transmitido a todos os empregados, o presidente Paulo Magalhães destacou a melhora nos indicadores de saúde e segurança da ArcelorMittal Inox Brasil, como a taxa de frequência de afastamento por acidentes, que caiu mais de 40% entre 2007 e 2008. “Mas estamos certos de que existem oportunidades para buscarmos resultados ainda melhores. A nossa performance nos mostra que o zero acidente, embora uma meta ousada, é efetivamente possível de ser alcançado”, afirmou Paulo.

As atividades movimentaram unidades da Empresa sediadas no Brasil e em outros países. Em Timóteo, o Dia de Saúde e Segurança foi marcado pela primeira reunião do comitê da Jornada para o Zero, na qual os gerentes prestaram contas sobre o andamento dos projetos priorizados em suas respectivas áreas. “Todos os projetos avançam conforme o planejado e dentro do cronograma”, informa Eduardo Barbosa, gerente de Saúde e Segurança.

13

No Jequitinhonha, empregados trocaram sugestões de melhoria por fichas para pescaria

Além da exibição dos vídeos com as mensagens de Lakshmi Mittal e Paulo Magalhães, a programação contou com estandes de serviços e dicas de saúde, alimentação, informações sobre padrões de segurança e sobre o curso de direção defensiva para motociclistas, oferecido em parceria com a loja Mavimoto.

Com a participação do presidente Paulo Magalhães e de diretores, gerentes gerais, gerentes, presidente e vice-presidente da Cipa, auditorias com foco comportamental percorreram quatro áreas da Usina e instalações de dois prestadores de serviços.

Orientação alinhada

O Dia de Saúde e Segurança marcou ainda o lançamento do JTZ nas unidades de Belo Horizonte e Vale do Jequitinhonha (MG), São Paulo, Campinas e Ribeirão Pires (SP), Caxias do Sul (RS), Rio de Janeiro (RJ), Barranquila (Colômbia), Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina).

14

Ginástica laboral foi parte da programação da ArcelorMittal Caxias do Sul

“A mobilização dos centros de serviços na Jornada para o Zero começou em abril e todas as unidades apresentaram os projetos priorizados pelas equipes no Dia de Saúde e Segurança”, conta o gerente Administrativo-Financeiro da ArcelorMittal Inox Brasil Serviços, Maurício Cabral.

As unidades seguiram a programação coorporativa básica e agregaram outras atividades. Na ArcelorMittal São Paulo Serviços, por exemplo, exames de acuidade visual foram realizados por profissionais do Hospital de Olhos e um cardápio balanceado foi oferecido aos empregados. Já em Campinas, houve palestra sobre direção segura em motocicletas. Na ArcelorMittal Caxias do Sul, o Dia de Saúde e Segurança começou com um café da manhã especial, com cereais, iogurte, suco e pães integrais. Um educador físico comandou a ginástica laboral e conversou com os empregados sobre a importância de se praticar exercícios regularmente. Alguns clientes foram convidados a participar do evento.

Caminhada e ginástica laboral no Parque Villa-Lobos foram atividades realizadas pela equipe do escritório comercial de São Paulo, onde uma ilha de massagem ficou disponível durante o dia. A unidade de Ribeirão Pires contou com massagem antiestresse e assistência médica nas áreas de Urologia, Ginecologia e Psicologia. Todos juntos, os empregados de Belo Horizonte assistiram aos vídeos de Lakshmi Mittal e Paulo Magalhães.

Fisgando sugestões

Cerca de 1,2 mil pessoas participaram do Dia de Saúde e Segurança na ArcelorMittal Jequitinhonha. A programação diferenciada envolveu familiares de empregados, representantes da comunidade e de escolas técnicas sediadas na região, que tiveram a oportunidade de conhecer o processo produtivo e as melhorias em saúde e segurança realizadas nos últimos 12 meses.

Máquinas e equipamentos utilizados na rotina da unidade foram levados ao estande com dicas de saúde e ergonomia para demonstrações sobre postura e manuseio. Em outro estande, empregados trocaram sugestões de melhorias em saúde e segurança por tickets para participar da brincadeira da pescaria. “Ao promover uma reflexão entre as pessoas sobre os riscos que envolvem suas atividades de rotina, buscamos não apenas coletar sugestões de melhorias, mas também disseminar o comportamento seguro”, afirma o diretor de Florestas, Paulo Sadi.

Compartilhar: