fbpx

Revista Espaço

Meio eficaz para o fim

A gerência de Laminação de Aços Inoxidáveis foi certificada na categoria bronze do Prêmio World Class Manufacturing (WCM), traduzido como ‘produtor de classe mundial’. Trata-se de um sistema de reconhecimento para plantas industriais ou departamentos, que audita os resultados e a aplicação dos pilares da Manutenção Produtiva Total (TPM).

13

Auditores da ArcelorMittal recomendaram a certificação da Laminação de Aços Inoxidáveis

Para o gerente da Laminação de Aços Inoxidáveis, Paulo Novaes, o grande diferencial da ferramenta está na mudança de foco. “As orientações básicas do WCM são buscar o resultado e usar a metodologia TPM como ferramenta para o processo de Melhoria Contínua. A priorização dos problemas parte dos efeitos esperados e a metodologia é o caminho para alcançá-los”, explica.

Os critérios de avaliação dos indicadores são fundamentados em dez pilares: Segurança, Custos, Melhoria Específica, Manutenção Autônoma, Manutenção Planejada, Controle da Qualidade, Satisfação do Cliente, Desenvolvimento de Pessoal, Controle Inicial e Meio Ambiente. “Além do retorno financeiro, o WCM proporciona ganhos intangíveis em todos esses pilares, como a valorização e a motivação dos operadores, que desempenham importante papel nesse processo”, observa o facilitador de TPM Francisco da Gama Junior.

Nos dias 26 e 27 de janeiro, Robert Dapère e Jean-Marie Pelletier, auditores da ArcelorMittal, visitaram a Empresa e recomendaram sua certificação. O próximo passo, segundo o coordenador de TPM, Geraldo Medeiros, é buscar a categoria prata. “Assim como no início do TPM, em novembro do ano 2000, a Laminação a Frio foi a área piloto da Empresa a obter a certificação. Em breve, outras gerências também partirão em busca do prêmio”, provoca Geraldo.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.