Revista Espaço

Editorial

Caro leitor,

1

Paulo Magalhães Presidente da ArcelorMittal Inox Brasil

Aprimorar cada vez mais nossa excelência operacional é um objetivo que perseguimos continuamente. Em março, a assinatura pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves, da ordem de serviços que formaliza o início das obras da Rede de Distribuição de Gás Natural do Vale do Aço trouxe novo fôlego a um sonho que alimentamos. Do nosso lado, contamos com um planejamento que nos permitirá aproveitar, da melhor forma possível, a chegada do gás natural à nossa Usina, em Timóteo. Uma série de intervenções será realizada para adaptar os equipamentos a essa nova matriz energética (leia na pág. 6).

Combustível mais econômico do que o gás liquefeito de petróleo (GLP), que atualmente utilizamos em nosso processo, o gás natural incrementará a competitividade da Empresa. Além de o gasoduto ser claramente uma logística de abastecimento de gases mais adequada que o transporte rodoviário, o meio ambiente e as gerações futuras também agradecerão, já que o gás natural é ecologicamente mais adequado.

Os benefícios, entretanto, não param por aí. A chegada do gasoduto é uma extraordinária notícia para a comunidade do Vale do Aço. Trata-se de uma iniciativa que aumenta a competitividade de toda a região, podendo atrair novos negócios e a geração local de empregos, de uma forma sustentável.

Nesta oportunidade, gostaria também de parabenizar os colegas da ArcelorMittal Caxias do Sul. A unidade, que completa seu primeiro ano de atividades, muito tem contribuído para os bons resultados da Companhia, comprovando o acerto em nossa estratégia de agregar serviços aos clientes e nos aproximarmos do mercado consumidor. A segunda razão da celebração desse primeiro ano é uma performance exemplar, que permitiu completar esse ciclo de 365 dias sem qualquer acidente. Resultados como esses nos levam a almejar desafios cada vez mais ousados. Sem a dedicação e o comprometimento de vocês não teríamos alcançado os patamares que verificamos hoje no centro de serviços e distribuição de Caxias do Sul (leia nas págs. 4 e 5).


Pílulas

Chez Brésil

1

O Ano do Brasil na França foi celebrado em 2005. Agora, a gentileza é retribuída em casa brasileira – em francês, chez Brésil. Os laços históricos entre os dois países são mais uma vez reforçados pelo Ano da França no Brasil – França.br 2009. No dia 20 de abril, na condição de presidente da Câmara de Comércio França-Brasil – Minas Gerais (CCFB-MG), Paulo Magalhães, presidente da ArcelorMittal Inox Brasil, recebeu convidados ilustres na cidade de Ouro Preto, para o lançamento do livro A presença francesa no Brasil – de Villegaignon ao século XXI (Ed. Conteúdo). O evento integrou a programação oficial do Governo de Minas Gerais para o Dia de Tiradentes, quando a capital do estado sempre é transferida simbolicamente para Ouro Preto.

De abril a novembro, um intenso calendário de eventos movimenta o ano França.br 2009, com shows pirotécnicos, exposições, espetáculos, fóruns, uma produção cinematográfica e a esperada visita do presidente francês Nicolas Sarkozy a Brasília, no dia 7 de setembro. Cerca de 400 projetos foram chancelados pelos comitês organizadores, sendo 250 de caráter cultural e os demais voltados para áreas de ciência e tecnologia, economia, terceiro setor, esportes e outras.

De autoria da historiadora Françoise Terzian, com tiragem de 10 mil exemplares, o livro A presença francesa no Brasil foi patrocinado pela CCFB. “Nossa pretensão era publicar uma obra bonita, isenta e agradável, que seja um convite à leitura e também uma referência sobre a histórica relação entre os dois países. Muitos irão se surpreender com a força da influência francesa na formação da cultura brasileira”, revela Jussara Machado, diretora executiva da CCFB-MG. Para mais informações, acesse: http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/.


Expediente

Pu­bli­ca­ção da ArcelorMittal Inox Brasil • Pre­si­dente: Paulo Magalhães • Diretor de Recursos Humanos e Administração: Rui Santiago • Di­re­tor Financeiro: Guy Broutechoux • Diretor Comercial e de Serviços: Sérgio Mendes • Dire­tor de Produção: Clênio Guimarães • Diretor Técnico: Frederic Midy • Con­se­lho Edito­rial: Anfilófio Salles Martins, Cláudia Iacopini, Frederick Teixeira, Guilherme Pimenta, José Eustáquio, Marilene de Lucca Siqueira, Marina de Lucca, Renato Azevedo Furtado, Salete Silva Figueredo, Mirna Leite Coelho Martins de Oliveira, Jamile Magalhães Duarte, Natasha Arnold e Francisco da Gama Junior. En­de­re­ço da Em­pre­sa: Av. João Pi­nhei­ro, 580, Be­lo Ho­ri­zon­te, MG • Ti­ra­gem: 10 mil exem­pla­res • Coordenação Editorial: Guilherme Pimenta e Marina de Lucca Siqueira • Jornalista Responsável: Soraya Tôrre (MTb 6003) • Produção Editorial: BH Press Comu­nica­ção • Reportagem e Redação: Raquel Coutinho (MG 09635JP)• Editoração: AVI Design • Capa: Arquivo ArcelorMittal Inox Brasil • Re­vi­são: Guilherme Pimenta • E-­mails pa­ra con­ta­to: inox.co­mu­ni­ca­caousina@ arcelormittal.com.br, inox.fun­da­cao@arcelormittal.com.br, inox.marketinox@arcelormittal.com.br.

Compartilhar: