Revista Espaço

Verde vivo em Timóteo

Com a parceria da população, ArcelorMittal Inox Brasil amplia área plantada e reduz incêndios no município

21

Cerca de cem pessoas participaram de passeata realizada na Semana Florestal de 2008

O Programa de Gestão de Áreas Verdes fez bonito em 2008: foram mais de 92 hectares de áreas trabalhadas e plantio de 25 mil mudas de espécies da Mata Atlântica, o dobro de mudas plantadas pelo programa em 2005, 2006 e 2007. Por outro lado, as ações de combate a incêndio reduziram em 71% a área queimada em relação a 2007. “Mas o principal avanço foi, sem dúvida, a conscientização e envolvimento dos moradores, que se tornaram verdadeiros aliados na preservação ambiental de Timóteo”, destaca Maurício Ferreira, gerente de Meio Ambiente da Fundação ArcelorMittal Acesita.

A construção de 62 quilômetros de aceiro, a ampliação do viveiro do Centro de Educação Ambiental – Oikós, a manutenção e monitoramento das áreas plantadas, os treinamentos de brigadistas florestais, a criação do Disque-Incêndio, as diversas campanhas internas e externas, a implantação de 20 postos de observação e a mobilização de outras instituições são algumas das dezenas de iniciativas que permitiram bons resultados. Criado em julho, o Disque-Incêndio funcionou 24 horas por dia durante todo período de estiagem. Até o mês de outubro, foram registradas 90 denúncias, que favoreceram o combate imediato de 28 focos de incêndios e o registro de 22 boletins de ocorrência. Com a chegada das chuvas, em novembro, o foco das denúncias passou a ser invasões de áreas verdes e ações nocivas ao meio ambiente.

22

Clênio Guimarães, diretor de Produção, plantou uma muda durante o evento

Maurício conta que a Fundação vem tecendo uma rede de colaboração cada vez mais eficaz com os moradores vizinhos às áreas da Empresa. O tempo total de combate a incêndios florestais caiu de 1.119 horas em 2007 (nas áreas da Empresa) para 700 horas em 2008 (em todo o município). “Essa redução é fruto, principalmente, da criação do Plano Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, das diversas parcerias estabelecidas, destacando o apoio da Prefeitura de Timóteo e a atuação da Polícia Militar Ambiental. Estamos investindo na prevenção e, com isso, a área queimada em Timóteo passou de 350 para 100 hectares nesse mesmo período”, comemora.

Segundo informações do Corpo Bombeiros, em 2008, Coronel Fabriciano apresentou 41 focos de incêndio e Ipatinga, 64. No mesmo período, Timóteo teve apenas 32 registros.

Batalhão do bem

Folhetos, cartazes, outdoors, cartilha e jogo da memória foram peças produzidas para a campanha contra incêndios. Ao todo, 1.732 residências vizinhas às áreas verdes de Timóteo foram cadastradas e receberam informações sobre o Disque- -Incêndio e ações preventivas. O material da campanha chegou a 20 escolas da região, contemplando 9.098 alunos do Ensino Fundamental e diversas igrejas e clubes de serviços de Timóteo.

A Semana Florestal, comemorada a partir do Dia da Árvore, em 21 de setembro, foi marcada por passeata e plantio de mudas. Em uma ação conjunta entre a Fundação, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Polícia Militar Ambiental e Prefeitura de Timóteo, cerca de cem pessoas caminharam pelas ruas de Timóteo em uma manifestação pacífica pela preservação ambiental na cidade.

Compartilhar: