Revista Espaço

Verde vivo em Timóteo

Com a parceria da população, ArcelorMittal Inox Brasil amplia área plantada e reduz incêndios no município

21

Cerca de cem pessoas participaram de passeata realizada na Semana Florestal de 2008

O Programa de Gestão de Áreas Verdes fez bonito em 2008: foram mais de 92 hectares de áreas trabalhadas e plantio de 25 mil mudas de espécies da Mata Atlântica, o dobro de mudas plantadas pelo programa em 2005, 2006 e 2007. Por outro lado, as ações de combate a incêndio reduziram em 71% a área queimada em relação a 2007. “Mas o principal avanço foi, sem dúvida, a conscientização e envolvimento dos moradores, que se tornaram verdadeiros aliados na preservação ambiental de Timóteo”, destaca Maurício Ferreira, gerente de Meio Ambiente da Fundação ArcelorMittal Acesita.

A construção de 62 quilômetros de aceiro, a ampliação do viveiro do Centro de Educação Ambiental – Oikós, a manutenção e monitoramento das áreas plantadas, os treinamentos de brigadistas florestais, a criação do Disque-Incêndio, as diversas campanhas internas e externas, a implantação de 20 postos de observação e a mobilização de outras instituições são algumas das dezenas de iniciativas que permitiram bons resultados. Criado em julho, o Disque-Incêndio funcionou 24 horas por dia durante todo período de estiagem. Até o mês de outubro, foram registradas 90 denúncias, que favoreceram o combate imediato de 28 focos de incêndios e o registro de 22 boletins de ocorrência. Com a chegada das chuvas, em novembro, o foco das denúncias passou a ser invasões de áreas verdes e ações nocivas ao meio ambiente.

22

Clênio Guimarães, diretor de Produção, plantou uma muda durante o evento

Maurício conta que a Fundação vem tecendo uma rede de colaboração cada vez mais eficaz com os moradores vizinhos às áreas da Empresa. O tempo total de combate a incêndios florestais caiu de 1.119 horas em 2007 (nas áreas da Empresa) para 700 horas em 2008 (em todo o município). “Essa redução é fruto, principalmente, da criação do Plano Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, das diversas parcerias estabelecidas, destacando o apoio da Prefeitura de Timóteo e a atuação da Polícia Militar Ambiental. Estamos investindo na prevenção e, com isso, a área queimada em Timóteo passou de 350 para 100 hectares nesse mesmo período”, comemora.

Segundo informações do Corpo Bombeiros, em 2008, Coronel Fabriciano apresentou 41 focos de incêndio e Ipatinga, 64. No mesmo período, Timóteo teve apenas 32 registros.

Batalhão do bem

Folhetos, cartazes, outdoors, cartilha e jogo da memória foram peças produzidas para a campanha contra incêndios. Ao todo, 1.732 residências vizinhas às áreas verdes de Timóteo foram cadastradas e receberam informações sobre o Disque- -Incêndio e ações preventivas. O material da campanha chegou a 20 escolas da região, contemplando 9.098 alunos do Ensino Fundamental e diversas igrejas e clubes de serviços de Timóteo.

A Semana Florestal, comemorada a partir do Dia da Árvore, em 21 de setembro, foi marcada por passeata e plantio de mudas. Em uma ação conjunta entre a Fundação, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Polícia Militar Ambiental e Prefeitura de Timóteo, cerca de cem pessoas caminharam pelas ruas de Timóteo em uma manifestação pacífica pela preservação ambiental na cidade.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.