Revista Espaço

Por uma gestão mais perene

Cipa elabora planejamento que garantirá continuidade de ações nos próximos anos

14

Atrás de Willian, o termo de compromisso assinado pelos cipistas

Não importa se foram eleitos pelos colegas ou indicados pela direção da Empresa, os integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) têm a nobre missão de trabalhar juntos pela preservação da saúde e da segurança. Instituída pela Norma Regulamentadora N°5 (NR 5), do Ministério do Trabalho e Emprego, a Cipa pode assumir papéis que vão muito além das exigências legais, como acontece tradicionalmente na ArcelorMittal Inox Brasil.

A Comissão tem o objetivo de garantir a integridade física e promover a saúde dos empregados, prevenindo acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Entre suas atribuições, destacam-se: identificar os riscos do processo de trabalho; atuar preventivamente na solução de problemas; participar da implementação e controle da qualidade das medidas; efetuar inspeções periódicas nas áreas; divulgar informações de saúde e segurança, entre outras.

15

Inspeção de Segurança nas áreas são uma das principais atribuições da Cipa

A Cipa da ArcelorMittal Inox Brasil é reconhecida pelo trabalho consistente desenvolvido a cada mandato. Para aprimorar ainda mais sua atuação, um planejamento plurianual está sendo elaborado em conjunto pelos 38 cipistas, com iniciativas de longo prazo que deverão ter continuidade nas próximas gestões. “Há certas questões que, por problemas conjunturais ou orçamentários, não podem ser definidas de imediato ou demandam um tempo maior para resolução. Daí a necessidade de um registro que documente nossa atuação e oriente a próxima Cipa”, diz Willian de Maria Carvalho, presidente da Cipa e gerente de Manutenção Central e Meio Ambiente.

Vanderlei Andrade Soares, analista técnico da Manutenção da Aciaria, está em seu segundo mandato como vice-presidente e terceiro como cipista eleito pelos empregados. “É um trabalho muito gratificante, pois estamos preocupados com o bem-estar de nossos colegas. Uma vez cipista, sempre cipista”, declara Vanderlei.

Atenção para a ergonomia

16

Vanderlei: “Uma vez cipista, sempre cipista”

Cinco comissões foram criadas para enfocar temas específicos relacionados à saúde e à segurança dos empregados: Campanhas e Eventos; Inspeções e Auditorias; Ergonomia; Prestadoras de Serviços; e Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional/Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PCMSO/ PPRA). Entre as novidades da gestão atual, Willian destaca o empenho da Comissão de Ergonomia, o maior cuidado com as prestadoras de serviços e a realização de inspeções nos três turnos de trabalho.

“Logo após a inspeção regular de segurança, a Comissão de Ergonomia faz uma análise detalhada da área, observando aspectos como disposição do mobiliário, iluminação e ambiente de trabalho, sempre acompanhada por profissionais da área de saúde (fisioterapeuta e médico do trabalho). Outra estratégia é oferecer suporte e incentivar os grupos de Círculos de Controle de Qualidade (CCQ) dedicados ao tema ergonomia”, relata.

A organização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) é outra tarefa da Cipa. “Estamos cheios de ideias para programar uma semana interessante e muito instrutiva para todos“, planeja Willian.

Compartilhar: