Revista Espaço

Editorial

Caro leitor,

1

Paulo Magalhães Presidente da ArcelorMittal Inox Brasil

A ArcelorMittal Timóteo fechou o ano de 2008 com uma conquista especial: a certificação na norma internacional de saúde e segurança OHSAS 18001. A notícia confirma o vigor e a solidez do nosso Sistema de Gestão da Saúde do Trabalhador (GST), ao longo de seus 18 anos de existência. Os recordes que você confere na matéria de capa desta edição (leia nas páginas 8 e 9) são feitos que comprovam o sucesso da nossa gestão. Trata-se realmente de um novo marco; um novo patamar que alcançamos e que demonstra como, para todos nós, a saúde e a segurança são prioridades absolutas.

Muitos fatores contribuíram para esse resultado excepcional, mas o maior deles é, sem dúvida, a mudança de comportamento que podemos observar em nossas operações. Os treinamentos constantes, o forte envolvimento dos empregados, o intenso acompanhamento das lideranças e a firme participação dos prestadores de serviços foram as “âncoras” dessa nossa atitude de mudar.

Demos mais um passo rumo ao nosso objetivo primordial: o zero acidente. Para continuarmos avançando nessa direção, abraçamos agora um projeto coorporativo do Grupo ArcelorMittal, no qual queremos repetir o sucesso alcançado na implantação da Vigilância Compartilhada. Falo do Jornada para o Zero, nossa grande aposta em 2009 para alavancar o desempenho de segurança da ArcelorMittal Inox Brasil. Trata-se de uma iniciativa do Grupo extremamente participativa, objetiva e que prioriza projetos necessários na busca por resultados concretos e consistentes. A ferramenta vem nos ajudar a aprimorar ainda mais nossa gestão de saúde e segurança, já hoje uma referência para o Grupo ArcelorMittal e outras empresas do mundo.

Nos próximos meses, todas as equipes da Empresa serão convidadas a embarcar nessa jornada. Assim, asseguramos a melhoria contínua em saúde e segurança.


Pílulas

Um município brasileiro1

Estudantes, educadores e a comunidade de Timóteo têm agora uma nova fonte de pesquisa confiável e atual sobre os aspectos sociais, econômicos, históricos, culturais e ambientais da cidade. Publicado pela Empresa das Artes, o livro Timóteo, um município brasileiro contou com patrocínio da ArcelorMittal Inox Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Com lançamento previsto para março e tiragem de 10 mil exemplares, a obra será distribuída nas escolas e bibliotecas da região e cada empregado receberá um exemplar. Ao traçar o perfil e disseminar o conhecimento sobre o município, a Companhia busca colaborar para a formação da identidade do povo timotense. A publicação faz parte das comemorações dos 15 anos de criação do Centro de Educação Ambiental da ArcelorMittal Inox Brasil – Oikós.

Comunicado ao leitor

Desde 1º de janeiro de 2009, vigoram as novas normas ortográficas da língua portuguesa, resultado do acordo que visa a unificar a escrita do idioma nos países que o adotam: Portugal, Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores, Brasil, Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Cabo Verde. O período de adaptação estende-se até dezembro de 2012, contudo, a Revista Espaço passa a adotar as novas regras a partir desta edição. Pedimos, de antemão, desculpas por possíveis equívocos.


Expediente

Pu­bli­ca­ção da ArcelorMittal Inox Brasil • Pre­si­dente: Paulo Magalhães • Diretor de Recursos Humanos e Administração: Rui Santiago • Di­re­tor Financeiro: Guy Broutechoux • Diretor Comercial e de Serviços: Sérgio Mendes • Dire­tor de Produção: Clênio Guimarães • Diretor Técnico: Frederic Midy • Con­se­lho Edito­rial: Anfilófio Salles Martins, Cláudia Iacopini, Edna Brito, Frederick Teixeira, Guilherme Pimenta, José Eustáquio, Marilene de Lucca Siqueira, Marina de Lucca, Maurício Ferreira, Renato Azevedo Furtado, Rosaly Todeschi Bandeira, Mirna Leite Coelho Martins de Oliveira, Marcos Wilian Carvalho, Jamile Magalhães Duarte e Natasha Arnold. En­de­re­ço da Em­pre­sa: Av. João Pi­nhei­ro, 580, Be­lo Ho­ri­zon­te, MG • Ti­ra­gem: 10 mil exem­pla­res • Coordenação Editorial: Guilherme Pimenta e Marina de Lucca Siqueira • Jornalista Responsável: Soraya Tôrre (MTb 6003) • Produção Editorial: BH Press Comu­nica­ção • Reportagem e Redação: Raquel Coutinho (MG 09635JP)• Editoração: AVI Design • Capa: Edmar Silva • Re­vi­são: Guilherme Pimenta • E-­mails pa­ra con­ta­to: inox.co­mu­ni­ca­caousina@arcelormittal.com.br, inox.fun­da­cao@arcelormittal.com.br, inox.marketinox@arcelormittal.com.br.

Compartilhar: