Revista Espaço

A Timóteo, com carinho

Projeto arquitetônico e paisagístico modernizou Praça 1º de Maio, preservando, ao mesmo tempo, marcos históricos do município

19

Timóteo ganhou um novo espaço para realização de eventos

20

Sirlene: “Estou muito contente em ter novamente esse lugar tão especial para trazer minhas filhas”

Com sutil toque de modernidade, sem interferir nas características originais e marcos urbanos, a Praça 1º de Maio foi devolvida aos moradores de Timóteo após nove meses de reforma. O coreto e o monumento em homenagem aos fundadores da então Acesita – Amyntas Jacques de Moraes, Percival Farqhuar e Athos de Lemos Rache – foram preservados, mas o espaço ganhou charme e bom gosto com o uso de elementos em inox e eucalipto.

Milhares de pessoas presenciaram a reabertura, no dia 6 de dezembro. O projeto de revitalização da Praça é uma parceria entre a ArcelorMittal Inox Brasil e a Prefeitura de Timóteo. “Melhorar os espaços de lazer e convivência é uma forma de investir no bem-estar da comunidade, atitude alinhada ao valor Sustentabilidade do Grupo ArcelorMittal”, destaca o diretor de Recursos Humanos e Administração da Empresa, Rui Santiago.

Pista de cooper, rampas para acesso de deficientes físicos e um novo desenho paisagístico foram contemplados pelo projeto. A preocupação ambiental também se faz presente: lixeiras, ponto de ônibus, cabine telefônica, bicicletário e outros mobiliários receberam elementos em inox, por ser totalmente reciclável, e eucalipto, produzido a partir de florestas plantadas.

Papel social

Ao aportar recursos para a revitalização de um espaço público que trará benefícios diretos para a comunidade, a ArcelorMittal Inox Brasil cumpre um importante papel social. A Empresa também ofereceu suporte para a utilização do inox, enquanto a coordenação do projeto ficou a cargo da prefeitura. O secretário municipal de Planejamento, José Washington Borges, ressalta que o novo desenho da Praça “permitirá agregar maior público para a realização de eventos de grande porte, sem perder sua função tradicional de ambiente de convivência. O projeto de revitalização valoriza ainda mais esse espaço que faz parte da história do município”.

Nascida em Timóteo, a professora Sirlene Nonato dos Santos ficou feliz com a recuperação da praça. “Quando era criança, meu pai sempre me trazia para brincar com minha irmã. Lembro-me que as árvores eram frondosas e o coreto, uma beleza! Mas a falta de cuidado deixou esse espaço triste e esquecido. Estou muito contente em ter novamente esse lugar tão especial para trazer minhas filhas”, afirma Sirlene, que voltou a passear na praça com as filhas Ana Helisia e Luisa Helena dos Santos Oliveira, de 11 e 3 anos, respectivamente. Ana Helisia aprovou o resultado. “Gostei muito do jardim”, diz.

Compartilhar: