Revista Espaço

A Timóteo, com carinho

Projeto arquitetônico e paisagístico modernizou Praça 1º de Maio, preservando, ao mesmo tempo, marcos históricos do município

19

Timóteo ganhou um novo espaço para realização de eventos

20

Sirlene: “Estou muito contente em ter novamente esse lugar tão especial para trazer minhas filhas”

Com sutil toque de modernidade, sem interferir nas características originais e marcos urbanos, a Praça 1º de Maio foi devolvida aos moradores de Timóteo após nove meses de reforma. O coreto e o monumento em homenagem aos fundadores da então Acesita – Amyntas Jacques de Moraes, Percival Farqhuar e Athos de Lemos Rache – foram preservados, mas o espaço ganhou charme e bom gosto com o uso de elementos em inox e eucalipto.

Milhares de pessoas presenciaram a reabertura, no dia 6 de dezembro. O projeto de revitalização da Praça é uma parceria entre a ArcelorMittal Inox Brasil e a Prefeitura de Timóteo. “Melhorar os espaços de lazer e convivência é uma forma de investir no bem-estar da comunidade, atitude alinhada ao valor Sustentabilidade do Grupo ArcelorMittal”, destaca o diretor de Recursos Humanos e Administração da Empresa, Rui Santiago.

Pista de cooper, rampas para acesso de deficientes físicos e um novo desenho paisagístico foram contemplados pelo projeto. A preocupação ambiental também se faz presente: lixeiras, ponto de ônibus, cabine telefônica, bicicletário e outros mobiliários receberam elementos em inox, por ser totalmente reciclável, e eucalipto, produzido a partir de florestas plantadas.

Papel social

Ao aportar recursos para a revitalização de um espaço público que trará benefícios diretos para a comunidade, a ArcelorMittal Inox Brasil cumpre um importante papel social. A Empresa também ofereceu suporte para a utilização do inox, enquanto a coordenação do projeto ficou a cargo da prefeitura. O secretário municipal de Planejamento, José Washington Borges, ressalta que o novo desenho da Praça “permitirá agregar maior público para a realização de eventos de grande porte, sem perder sua função tradicional de ambiente de convivência. O projeto de revitalização valoriza ainda mais esse espaço que faz parte da história do município”.

Nascida em Timóteo, a professora Sirlene Nonato dos Santos ficou feliz com a recuperação da praça. “Quando era criança, meu pai sempre me trazia para brincar com minha irmã. Lembro-me que as árvores eram frondosas e o coreto, uma beleza! Mas a falta de cuidado deixou esse espaço triste e esquecido. Estou muito contente em ter novamente esse lugar tão especial para trazer minhas filhas”, afirma Sirlene, que voltou a passear na praça com as filhas Ana Helisia e Luisa Helena dos Santos Oliveira, de 11 e 3 anos, respectivamente. Ana Helisia aprovou o resultado. “Gostei muito do jardim”, diz.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.