Revista Espaço

Presente onde a oportunidade está

De olho no mercado de automóveis elétricos e híbridos, representantes da Aperam South America participam de feira especializada na Alemanha

Mais baratos para quem os utiliza e menos poluentes. Com essas vanta­gens os carros elétricos e híbridos conquistam a cada dia mais espaço. De olho no segmento, a Aperam South America participou da Coil Winding 2017, realizada de 20 a 22 de junho na cidade de Berlim, na Alemanha. Considerada o mais importante evento mundial para a discussão do mercado de motores elétricos e transformadores, a feira reuniu repre­sentantes de toda a cadeia do setor, desde os produtores de aço até os principais fabricantes mundiais de peças.

De acordo com o Gerente Executivo Comercial de Aços Elétricos e Carbono da Aperam South America, Daniel Rodolpho, o objetivo da Empresa no evento foi o benchmarking com a cadeia de produção das peças que equipam carros elétricos pelo mundo. “A completa ruptura da tecnologia dos carros movidos a combustão para os carros com motores elétricos se aproxima. A Aperam está atenta a esse mercado e já se dedica a produzir uma nova versão do seu aço GNO com altíssimo desempenho”, adianta. Segundo Daniel, 80% do projeto já está concluído. Nos próximos anos, a Usina de Timóteo estará pronta para atender a esse segmento.

O pesquisador de aços elétricos da Aperam, José Rogério de Oliveira Júnior, também esteve presente na feira e comenta que o intercâmbio com fornecedores que já fabricam o material e alguns seminários apre­sentados deram indícios de que a Empresa trilha o caminho correto. “Nos estandes e seminários da feira, conhecemos as principais tecnologias, revestimentos, propriedades magnéticas e mecânicas que vêm sendo exigidas pelo setor e entendemos melhor os processos adotados por eles. Comparando com as especificações do material que estamos desen­volvendo, notamos que estamos no caminho certo para, muito em breve, ter um produto bastante competitivo no mercado”, afirmou.

Na opinião de Daniel, a Empresa está preparada para esse cenário. “Segun­do os dados a que tivemos acesso na feira, em 2020 teremos uma grande guinada em direção aos veículos elétricos e híbridos. Estamos trabalhando agora para atender o mercado quando o momento chegar”, finaliza.

 

A feira também foi uma oportunidade para a prospecção de clientes para a linha de aços elétricos de grão orientado GoCore, lançada em fevereiro deste ano pela Aperam. Entre os produtos que compõem a linha está o HGO, aço elétrico de grão superorientado, com alta permeabilidade, utilizado especialmente para a construção de transformadores de energia.

Compartilhar: