Revista Espaço

Especialistas em melhorias

 

Aperam oferece capacitação e forma turma de profissionais para utilizar metodologia Green Belts em projetos de redução de custos e aumento da confiabilidade da planta

Os empregados que participaram do curso de Green Belts finalizado em maio pela Aperam

Maior embasamento teórico e metodológico para a condução dos projetos na Aperam South America. Esse foi o principal ganho obtido pelos 28 profis­sionais que participaram do curso de Green Belts(Certificação que atesta o domínio da metodologia Lean Six Sigma, que reúne ferramentas desenvol­vidas para profissionais que atuam em projetos com foco na redução de custos e aumento da qualidade. ), oferecido pela Empresa. Ele foi iniciado em 2016 e concluído em maio. Selecionados conforme a atuação, dentro da estratégia de fortalecimento do controle dos processos e aumento da confiabilidade da planta, os engenheiros e técnicos convidados a realizar a capacitação contaram com 80 horas de aulas presenciais, aplicadas ao longo dos meses de outubro e novembro de 2016 no Centro de For­mação da Aperam. Depois do conteúdo teórico, nos meses que se seguiram, eles conduziram 12 projetos(Foram oito projetos com foco em Controle de Processos, três em Confiabilidade e um híbrido, que englobou o Controle de Proces­sos, Confiabilidade e Manutenção ) voltados à melhoria de processos e à redução de falhas de manutenção em suas próprias áreas.

A assistente técnica de gestão da Gerência Execu­tiva de Excelência Operacional (TEO), Regina Célia de Melo, explica que a Aperam já havia oferecido internamente a capacitação na metodologia Green Belt em outras duas oportunidades (em 2000 e 2008). Esta, no entanto, foi a primeira vez em que os profissionais puderam contar com o acompanhamento de um coach enquanto colocavam em prática o conteúdo aprendido no curso.

Como resultado dos projetos em implementação, um potencial de ganhos de R$12 milhões foi identificado e deverá ser gerado ao longo do ano. A entrega das certificações de Green Belts ocorre somente após a comprovação da efetividade dos projetos realizados.

CERTIFICADO

Há 28 anos na Aperam, o assistente técnico especializado da Laminação a Quente, Arísio de Abreu Barbosa, foi um dos profissionais capacitados na metodologia Green Belt. Com amplo conhecimento da Usina, ele se surpreendeu com a visão mais abrangente proporcionada pelo curso. “O curso fornece, de modo didático e bem aprofundado, um passo a passo sobre como atuar nos projetos. Além do conteúdo de estatística, orienta também sobre a resolução de problemas e sobre a identificação de aspectos que parecem simples, mas impactam diretamente em nosso dia a dia”, comenta.

Os bons resultados obtidos esti­mularam a Empresa a ofertar uma nova turma para a certificação de Green Belts. As aulas teóricas começaram em maio e novos projetos, realizados conforme a metodologia, devem ser concluí­dos até dezembro.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.