Revista Espaço

Bem-estar que vem da natureza

Fundação Aperam Acesita oferece atividades de educação ambiental gratuitas, ao longo de junho, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

 

No início de junho, a Caminhada ao Mirante do Oikós inaugurou as atividades em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, realizadas pela Fundação Aperam Acesita

Nem a chuva comprometeu a Caminhada ao Mirante do Oikós, que abriu as ações em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente promovidas pela Fundação Aperam Acesita em Timóteo, no sábado, dia 3 de junho. “O aguaceiro acabou aumentando nosso contato com a natureza, fazendo ver detalhes para os quais não nos atentávamos antes. E ficou menos cansativo do que no calor, né? O tempo ameno aumentou nossa resistência”, recorda o analista técnico de Manutenção da Aperam, Sandro Bessoni Roque.

Pelo segundo ano consecutivo, Sandro completou o circuito de 14 km no Centro de Educação Ambiental da Aperam ao lado do filho, Arthur, de 22 anos. A novidade desta vez foi a companhia do amigo Adauto Soares Braz, que trabalha como operador na Aperam e participou pela primeira vez da atividade. “O Sandro me explicou o per­curso e achei que seria interessante participar. Foi uma ótima experiência e recomendo a todos que realizem o trajeto quando tiverem oportunidade. Ter esse momento de calma e tranquilidade, em contato com a natureza, aumenta nossa consciência sobre a importância de pre­servação do meio ambiente”, afirmou Adauto.

Um detalhe chamou a atenção dos participantes: “Esse ano vi que a Aperam colocou pontos para abastecermos nossas garrafas de água ao longo do percurso, ao invés de oferecer copos descartáveis, que são uma opção menos adequada para a proteção ambiental”, recorda Sandro.

EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA

Ao lado de marinheiros de primeira viagem e de atletas ocasionais, o casal de aposen­tados Maria Lúcia e José Araújo de Sousa se destacou na caminhada. Parte de um grupo que visita o Oikós diariamen­te, para momentos de lazer, prática esportiva e contato com a natureza, eles atuaram como monitores na Caminhada ao Mirante. “As pessoas foram divididas em grupos, para cada um ir no seu ritmo, e tudo ocorreu muito bem”, comenta Maria Lúcia.

Meio ambiente celebrado

A Caminhada ao Mirante do Oikós, concebida com o objetivo de incentivar a prática esportiva e a reflexão sobre o cuidado com o meio ambiente, se somou a outras iniciativas planejadas pela Fundação Aperam Acesita em celebração ao Dia Mun­dial do Meio Ambiente.

A entidade participou de uma blitz educativa, com a doação de mudas; um circuito ambiental educativo, atendendo aproximadamente 400 alunos do 7º ano da rede estadual de ensino de Timóteo; além de cursos para a recuperação de áreas degradadas e alteradas e de nascentes, ofertados em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Ao longo de todo o mês de junho, profes­sores das escolas estaduais de Timóteo, que atuam em turmas dos primeiros anos do Ensino Fundamental, também participaram de uma roda de conversa sobre meio ambiente e segurança.

Neste ano, a programação buscou incentivar as pessoas a assumirem uma postura consciente e atuante, alinhada ao programa Sou+, recém-lançado pela Aperam South America. Trata-se do jeito adotado pela Empresa para promover o cuidado com a saúde, a segurança e a sustentabilidade. Para saber mais sobre o programa, acesse o site brasil.aperam.com.


Férias no Oikós

Julho é mês de férias escolares e de mais uma edição do ‘Brin­cando, Fazendo e Aprendendo no Oikós’. Pela 26ª vez, o projeto convida crianças, adolescentes e todos os que desejam aprender e se divertir para visitarem o Centro de Educação Ambiental da Aperam, em Timóteo.

Edição 2016 do ‘Brincando, Fazendo e Aprendendo no Oikós’: aberta à comunidade, ação será realizada pela 26ª vez no final de julho

Entre os dias 27 e 29, no período da manhã e da tarde, serão oferecidas diversas atividades: oficinas (pintura, pipa, etc), espa­ço bem-estar (com massagens, orientações para uma vida sau­dável, etc), gincana e exposições de ações ambientais, entre ou­tras. A novidade deste ano será a conexão de todas as atividades com os três eixos trabalhados no programa Sou+ (saúde, seguran­ça e sustentabilidade).

O acesso é gratuito e não é necessária inscrição prévia para a participação.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.