Revista Espaço

Bem-estar que vem da natureza

Fundação Aperam Acesita oferece atividades de educação ambiental gratuitas, ao longo de junho, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

 

No início de junho, a Caminhada ao Mirante do Oikós inaugurou as atividades em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, realizadas pela Fundação Aperam Acesita

Nem a chuva comprometeu a Caminhada ao Mirante do Oikós, que abriu as ações em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente promovidas pela Fundação Aperam Acesita em Timóteo, no sábado, dia 3 de junho. “O aguaceiro acabou aumentando nosso contato com a natureza, fazendo ver detalhes para os quais não nos atentávamos antes. E ficou menos cansativo do que no calor, né? O tempo ameno aumentou nossa resistência”, recorda o analista técnico de Manutenção da Aperam, Sandro Bessoni Roque.

Pelo segundo ano consecutivo, Sandro completou o circuito de 14 km no Centro de Educação Ambiental da Aperam ao lado do filho, Arthur, de 22 anos. A novidade desta vez foi a companhia do amigo Adauto Soares Braz, que trabalha como operador na Aperam e participou pela primeira vez da atividade. “O Sandro me explicou o per­curso e achei que seria interessante participar. Foi uma ótima experiência e recomendo a todos que realizem o trajeto quando tiverem oportunidade. Ter esse momento de calma e tranquilidade, em contato com a natureza, aumenta nossa consciência sobre a importância de pre­servação do meio ambiente”, afirmou Adauto.

Um detalhe chamou a atenção dos participantes: “Esse ano vi que a Aperam colocou pontos para abastecermos nossas garrafas de água ao longo do percurso, ao invés de oferecer copos descartáveis, que são uma opção menos adequada para a proteção ambiental”, recorda Sandro.

EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA

Ao lado de marinheiros de primeira viagem e de atletas ocasionais, o casal de aposen­tados Maria Lúcia e José Araújo de Sousa se destacou na caminhada. Parte de um grupo que visita o Oikós diariamen­te, para momentos de lazer, prática esportiva e contato com a natureza, eles atuaram como monitores na Caminhada ao Mirante. “As pessoas foram divididas em grupos, para cada um ir no seu ritmo, e tudo ocorreu muito bem”, comenta Maria Lúcia.

Meio ambiente celebrado

A Caminhada ao Mirante do Oikós, concebida com o objetivo de incentivar a prática esportiva e a reflexão sobre o cuidado com o meio ambiente, se somou a outras iniciativas planejadas pela Fundação Aperam Acesita em celebração ao Dia Mun­dial do Meio Ambiente.

A entidade participou de uma blitz educativa, com a doação de mudas; um circuito ambiental educativo, atendendo aproximadamente 400 alunos do 7º ano da rede estadual de ensino de Timóteo; além de cursos para a recuperação de áreas degradadas e alteradas e de nascentes, ofertados em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Ao longo de todo o mês de junho, profes­sores das escolas estaduais de Timóteo, que atuam em turmas dos primeiros anos do Ensino Fundamental, também participaram de uma roda de conversa sobre meio ambiente e segurança.

Neste ano, a programação buscou incentivar as pessoas a assumirem uma postura consciente e atuante, alinhada ao programa Sou+, recém-lançado pela Aperam South America. Trata-se do jeito adotado pela Empresa para promover o cuidado com a saúde, a segurança e a sustentabilidade. Para saber mais sobre o programa, acesse o site brasil.aperam.com.


Férias no Oikós

Julho é mês de férias escolares e de mais uma edição do ‘Brin­cando, Fazendo e Aprendendo no Oikós’. Pela 26ª vez, o projeto convida crianças, adolescentes e todos os que desejam aprender e se divertir para visitarem o Centro de Educação Ambiental da Aperam, em Timóteo.

Edição 2016 do ‘Brincando, Fazendo e Aprendendo no Oikós’: aberta à comunidade, ação será realizada pela 26ª vez no final de julho

Entre os dias 27 e 29, no período da manhã e da tarde, serão oferecidas diversas atividades: oficinas (pintura, pipa, etc), espa­ço bem-estar (com massagens, orientações para uma vida sau­dável, etc), gincana e exposições de ações ambientais, entre ou­tras. A novidade deste ano será a conexão de todas as atividades com os três eixos trabalhados no programa Sou+ (saúde, seguran­ça e sustentabilidade).

O acesso é gratuito e não é necessária inscrição prévia para a participação.

Compartilhar: