Revista Espaço

Ao alcance de um clique

Leilões de aços inoxidáveis realizados pela área Comercial da Aperam passam a ocorrer em plataforma online

Para quem atua no ramo de negócios, não é novidade: quem deseja crescer e alcançar novos mercados, deve estar prepa­rado para se reinventar e mudar constantemente a forma como trabalha. Na Aperam South America, o lançamento da ForçaInox ( Lançada em 2015, consiste em uma nova forma de se relacionar com os distribuidores de aço inoxidável no Brasil: o modelo de vendas foi reestruturado e o volume mínimo para a compra do material foi reduzido de 80 para 20 toneladas.,) há cerca de dois anos, ampliou o leque de clientes da Empresa, abarcando todas as regiões do Brasil. O novo modelo online de leilão de produtos, inaugurado pela siderúrgica em março, é mais um passo nesse sentido.

“Até pouco tempo, a maior parte de nossos clientes tinha sede na cidade de São Paulo, o que viabilizava a realização dos leilões presenciais. Os lances eram gravados em CDs e abertos na sede Comercial da Empresa, onde divulgávamos as ofertas e anunciávamos os vencedores”, recorda Regina Filomena Cordeiro, analista Administrativo de Vendas.

TECNOLOGIA PRÓPRIA

Na busca por uma plataforma online para a realização dos leilões, a Empresa conheceu processos e ferramentas de comércio eletrônico de outras indústrias. O modelo que chegou aos clientes, no entanto, foi inteiramente desen­volvido pela área de Tecnologia da Informação da Aperam. “Customizamos uma plataforma capaz de atender a todos os clientes que participam do leilão, independentemente dos tipos de máquinas e softwares utilizados por eles. Antes do lançamento oficial, fizemos muitos testes com clientes reais, que ajudaram a apurar o sistema e torná-lo bem simples de ser utilizado”, explica a analista de siste­mas Jeane Carvalho.

O leilão online agregou em dinamismo e transparência, já que todo o processo ocorre eletronicamente e os resultados são divulgados ao mesmo tempo para todos os participan­tes. “Outra grande vantagem é a maior praticidade com que os clientes podem dar seus lances, acessando o sistema em qualquer parte do Brasil, eliminando a participação presen­cial. O modelo potencializou o crescimento das vendas”, comemora Sidnei Perez, gerente executivo comercial

Compartilhar: