fbpx

Revista Espaço

Nós podemos mais

Aperam South America lança o programa Sou+ e faz um convite a você: ser
mais saudável, seguro e sustentável

Que tal ser o protagonista da sua vida, em especial no que se refere à gestão da saúde, da segurança e à prática de ações sustentáveis, em respeito ao meio ambiente?

Foi essa a proposta feita aos empregados da Aperam e a seus dependentes com o lançamento do programa Sou+, em abril. Trata-se do jeito da Aperam de cuidar da Saúde, Segurança e Meio Ambiente, que reúne os principais programas e ações já realizados pela Empresa e que geraram resultados positivos ao longo dos últimos anos.

“Em sua essência, o Sou+ estimula os empregados a estabelecer uma nova forma de ser: mais saudáveis, seguros e sustentáveis. Essas são questões que se complementam e que, se priorizadas por todos, podem transformar para melhor a Empresa, as famílias e toda a comunidade”, projeta Glautiere Paiva Gomes, gerente de Segurança e Meio Ambiente.

Saúde em foco

A saúde, tema que inaugura a iniciativa, foi priorizada por um entendimento simples. É preciso estar e se sentir bem para que os demais pontos também sejam colocados em prática. Entre as mudanças geradas pela chegada do ‘Sou + Saudável’, a transição do atual plano de saúde (Empregados da Aperam, em Timóteo e Belo Horizonte, e da BioEnergia farão a transição para o novo plano, o Abertta. A equipe de São Paulo
permanece com o atendimento atual.) ofertado pela Aperam para o Abertta Saúde, a partir de 1º de junho, está entre as ações mais aguardadas pela equipe.

O gerente executivo da Gerência de Relações Sindicais e Benefícios, José Anísio Cabral, explica que a mudança está alinhada à missão principal do Sou+: permitir que os empregados assumam uma postura proativa, como protagonistas de suas vidas. “Por muito tempo, as pessoas viram o plano de saúde como um recurso para resolver problemas já existentes. O que buscamos é mudar o foco do tratamento de doenças para o cuidado com a saúde, através da prevenção e com ações relacionadas à promoção da saúde”, explica José Anísio.

A Abertta Saúde atua há 45 anos no mercado nacional. Entre os diferenciais que possui e se alinham ao objetivo buscado pela Aperam, de evoluir o seu modelo de assistência à saúde, estão os programas e a atenção diferenciada dada aos empregados e seus beneficiários. Serão disponibilizados programas de acompanhamento desde a gravidez, e também com os recém-nascidos, adolescentes e adultos.

Para o diretor de operações em Saúde da Abertta, Werner Dalla, o destaque fica por conta dos Centros de Promoção da Saúde (CPS) que a empresa possui, dedicados ao atendimento exclusivo dos beneficiários. Além das unidades já existentes em Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, três novos postos (As unidades de Timóteo, no Vale do Aço, e de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, foram inauguradas em maio. A de Itamarandiba, também no Jequitinhonha, está com as obras em fase de conclusão, com previsão de inauguração em julho.) foram construídos para atendimento exclusivo ao público da Aperam, que investiu mais de R$ 9 milhões nas obras. “Os CPS oferecem conforto, praticidade e atendimento diferenciado aos beneficiários. Os espaços reúnem as principais especialidades utilizadas pela população, além dos serviços de enfermagem, assistência social e administrativo”, destaca Werner Dalla.

Além do atendimento próprio, uma ampla rede credenciada de hospitais, clínicas e consultórios odontológicos também estará disponível.

Segurança e Meio Ambiente

Na área da segurança e meio ambiente, o grande objetivo traçado é estreitar a relação dos empregados com esses temas. Programas como o ‘Tolerância Zero’ e o ‘Vigilância Compartilhada’, por exemplo, ganham nova roupagem, onde o foco está no reforço às atitudes seguras e no método de gerenciamento estratégico da segurança buscado pela Aperam.
Já na esfera ambiental, o programa de educação ambiental da Empresa será revitalizado com o objetivo de ampliar o conhecimento e conscientização da equipe sobre as ações que visam à proteção do meio ambiente. A expectativa é de que o aprendizado adquirido na Aperam possa ser compartilhado com familiares e amigos, colaborando, desse modo, para formar uma sociedade com atitudes mais conscientes e sustentáveis.

Boa perspectiva

Alcy Dias Rodrigues ao lado da esposa, Lethiery, e dos filhos Ana Laura, Daniel e Lucas: expectativa é de mudança positiva para toda a família com o lançamento do Sou+

Há 18 anos na Aperam, o analista de Automação, Alcy Dias Rodrigues, enxerga com bons olhos o lançamento do ‘Sou +’. Casado com Lethiery e pai de três filhos (Ana Laura, de 11 anos; Daniel, de 7; e Lucas, de 2), ele acredita que o programa trará um reflexo positivo para toda a família. “Especialmente quando se trata da saúde, tendemos a querer remediar os problemas. Só procuramos o médico depois que adoecemos. O ‘Sou +’ ajuda a quebrar esse paradigma, mudando a forma como costumamos pensar e nos ajudando a adotar hábitos mais saudáveis. Será uma mudança de pensamento”, vislumbra.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.