Revista Espaço

Diagnóstico online

Em fase de testes, aplicativo permite que operadores acompanhem o status
dos parâmetros de processo e identifiquem anormalidades em tempo real

Fabrício Cordeiro (ao centro) apresenta à equipe o aplicativo Kanban Online, projeto criado na linha RB4 que deve ser adotado em toda a Usina de Timóteo

Os operadores que atuam na linha RB4 passaram a contar com uma ferramenta que favorece maior controle dos parâmetros de processo e traz mais agilidade à rotina de trabalho, garantindo o atendimento dos padrões de qualidade. O resultado foi alcançado com o lançamento do Kanban Online, aplicativo que está sendo testado na área
e em breve deverá ser disponibilizado para toda a Usina.

O funcionamento da ferramenta é simples. Os dados sobre os indicadores de performance (KPIs), que já eram coletados pelos sistemas de monitoramento de processos da Usina – Process Information Management System (PIMS) e Sistema de Informações de Processo (SIP) –, foram programados de modo que um completo diagnóstico pudesse ser disponibilizado em uma única tela. O farol na cor verde indica que a variável encontra-se em conformidade com os procedimentos. Caso contrário, ele fica na cor vermelha.

A área-piloto recebeu uma televisão conectada ao aplicativo, para que os operadores tenham acesso às informações diretamente e em tempo real. Assim, caso alguma anormalidade seja identificada, a equipe sabe exatamente onde agir, proporcionando agilidade à correção de desvios e tornando mais assertivo o cumprimento das especificações.

Até então, havia a necessidade da presença de um técnico de processos na área para fazer o check list dos parâmetros e avaliar se as variáveis encontravam-se dentro dos padrões estipulados. “Com o Kanban Online, os próprios operadores fazem esse reconhecimento e podem atuar imediatamente, caso algum parâmetro não esteja sendo cumprido”, explica o gerente do Controle de Processos de Inox, Fabrício Mendonça Cordeiro.

Interface amigável

Rafael Viana, operador da RB4, incorporou o aplicativo na rotina de trabalho e elogia a facilidade com que as informações são apresentadas pelo programa. “Conseguimos visualizar o andamento de todas as variáveis na tela, de forma clara e simples. Bastou um treinamento para adotarmos a ferramenta no dia a dia”, garante.

Conjunto

Um destaque do projeto, finalizado em apenas três meses, foi a parceria entre as áreas de Controle de Processos, Automação, Excelência Operacional e Manutenção.

Compartilhar: