Revista Espaço

Diagnóstico online

Em fase de testes, aplicativo permite que operadores acompanhem o status
dos parâmetros de processo e identifiquem anormalidades em tempo real

Fabrício Cordeiro (ao centro) apresenta à equipe o aplicativo Kanban Online, projeto criado na linha RB4 que deve ser adotado em toda a Usina de Timóteo

Os operadores que atuam na linha RB4 passaram a contar com uma ferramenta que favorece maior controle dos parâmetros de processo e traz mais agilidade à rotina de trabalho, garantindo o atendimento dos padrões de qualidade. O resultado foi alcançado com o lançamento do Kanban Online, aplicativo que está sendo testado na área
e em breve deverá ser disponibilizado para toda a Usina.

O funcionamento da ferramenta é simples. Os dados sobre os indicadores de performance (KPIs), que já eram coletados pelos sistemas de monitoramento de processos da Usina – Process Information Management System (PIMS) e Sistema de Informações de Processo (SIP) –, foram programados de modo que um completo diagnóstico pudesse ser disponibilizado em uma única tela. O farol na cor verde indica que a variável encontra-se em conformidade com os procedimentos. Caso contrário, ele fica na cor vermelha.

A área-piloto recebeu uma televisão conectada ao aplicativo, para que os operadores tenham acesso às informações diretamente e em tempo real. Assim, caso alguma anormalidade seja identificada, a equipe sabe exatamente onde agir, proporcionando agilidade à correção de desvios e tornando mais assertivo o cumprimento das especificações.

Até então, havia a necessidade da presença de um técnico de processos na área para fazer o check list dos parâmetros e avaliar se as variáveis encontravam-se dentro dos padrões estipulados. “Com o Kanban Online, os próprios operadores fazem esse reconhecimento e podem atuar imediatamente, caso algum parâmetro não esteja sendo cumprido”, explica o gerente do Controle de Processos de Inox, Fabrício Mendonça Cordeiro.

Interface amigável

Rafael Viana, operador da RB4, incorporou o aplicativo na rotina de trabalho e elogia a facilidade com que as informações são apresentadas pelo programa. “Conseguimos visualizar o andamento de todas as variáveis na tela, de forma clara e simples. Bastou um treinamento para adotarmos a ferramenta no dia a dia”, garante.

Conjunto

Um destaque do projeto, finalizado em apenas três meses, foi a parceria entre as áreas de Controle de Processos, Automação, Excelência Operacional e Manutenção.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.