Revista Espaço

A solução está na nuvem

Aperam South America inova e passa a utilizar sistema do Google
para o armazenamento da documentação da área de Vendas

Com a adoção do sistema LumWork, documentação de vendas da Aperam passou a ser armazenada online, com ganhos ambientais e de segurança

Uma solução sem qualquer necessidade de investimento financeiro, capaz de agregar ao negócio ganhos ambientais e de segurança e proporcionar redução de custos. Esses foram os ganhos obtidos pela equipe de Customer Service da Aperam South America, que, desde janeiro de 2017, passou a armazenar toda a documentação de vendas no sistema LumWork. Tratase de uma plataforma do Google, sobre a qual a Empresa já detém os direitos de uso.

A arquiteta de Negócio dos Processos de Vendas e Logística da Aperam, Daniela Pedra Baptista, explica que toda a documentação referente às vendas da Empresa é armazenada por um período de pelo menos dez anos, de modo a respeitar a norma ISO TS. Até então, os registros de negociações – troca de e-mails e contratos firmados – eram impressos e arquivados em salas em Timóteo e São Paulo. “Isso gerava um grande trabalho de logística, desde a impressão das grandes pilhas de documentos até o transporte das peças. Justamente por isso, buscávamos uma solução que atendesse a necessidade do negócio e trouxesse ganhos para o processo”, explica Daniela.

As primeiras análises, definição de uma estrutura piloto e testes de utilização do sistema foram concluídas em oito meses. Nesse período, a Empresa contou com o apoio da área de Tecnologia da Informação (TI) do grupo na Europa, que já utilizava o LumWork para outras finalidades.

O assistente de Customer Service de Mercado Interno, Robson Vieira Rodrigues, acompanhou todo o desenvolvimento do projeto e explica que a transferência do método de armazenamento ocorreu pouco a pouco. “Inicialmente, nos concentramos nos testes
de viabilidade de segurança da ferramenta. Na sequência, a apresentamos à equipe de Customer Service, para que pudesse ter um primeiro contato e nos fornecer um feedback sobre o sistema. Por fim, com os últimos ajustes efetivados, passamos a utilizar efetivamente o LumWork”, explica.

Responsável pela gestão do Google na Empresa, o analista de Sistema de Informação da Aperam, Jean Leonardo Henriques, resume alguns dos principais benefícios gerados após a adoção da ferramenta de gestão eletrônica de documentos. “Temos um espaço ilimitado para armazenamento, integrado com o Google, e que agiliza imensamente os processos, uma vez que os documentos podem ser consultados e atualizados a qualquer hora por um dispositivo que tenha conexão de internet. Por estar armazenado na nuvem, também ganhamos em segurança, uma vez que contamos com um backup do material e não ficamos expostos aos riscos de sinistros”, conclui

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.