Revista Espaço

Gol de placa

Cedidos em comodato pela Aperam para a prefeitura de Timóteo, campos de futebol são um incentivo à prática do esporte na região

No bairro Quitandinha, em Timóteo, o campo de futebol cedido em comodato pela Aperam, como uma forma de incentivar o esporte na cidade, e administrado pelo Clube Vila Nova, tem um forte elo com a comunidade. Tamanha ligação se justifica: em 2018, o clube completará 70 anos.

O atual presidente, Gilson Balbino, empregado da Aperam, assumiu o cargo há oito anos, mas relata o começo dessa história como se ele mesmo a tivesse presenciado. “O clube foi fundado em 1948 por empregados da então Acesita, moradores dos bairros Cruzeirinho e Quitandinha, para os momentos de lazer. Além da estrutura que recebemos da Aperam, benfeitorias foram sendo incorporadas ao espaço com o passar dos anos, por meio de mutirões e doações recebidas”, conta.

No campo da Aperam utilizado pelo Vila Nova, população é beneficiada com atividades diversas, como as aulas de futebol ofertadas a crianças e adolescentes

A intimidade com a história do clube tem explicação. Gilson foi jogador de todas as categorias: começou na escolinha de base (8 a 17 anos), passando pela juniores (18 a 20), amador (20 a 35), master (acima de 35) e super master (a partir de 45). A divisão das categorias permanece a mesma e o Vila Nova é presença garantida, todos os anos, nos campeonatos da Liga Acesitana de Futebol Amador. O time é o segundo com o maior número de títulos na cidade – conquistou 13 no campeonato amador e outros 12 na categoria juniores, o que enche os torcedores de orgulho.

Além do bom desempenho em campo, o clube se vangloria do serviço prestado à comunidade. “Somente na escolinha de futebol, atendemos até 90 alunos por ano. O espaço também passou a ser utilizado recentemente para ações sociais, como é o caso de um evento organizado por um grupo de jovens para ofertar serviços a moradores de rua”, destaca o presidente.

Como os demais participantes do torneio, o clube recebe um subsídio anual da Prefeitura de Timóteo para auxílio nas despesas. A administração também realiza eventos para arrecadar verba e recebe doações.

Bem ocupados

O espaço utilizado pelo Vila Nova se soma a outros três campos existentes em Timóteo(Industrial Futebol Clube, no bairro Timirim, São Cristóvão Futebol Clube, no bairro São Cristóvão e Olaria Esporte Clube, no bairro Olaria), todos utilizados pela comunidade desde a década de 1960 e cedidos formalmente, em regime de comodato, ao município e aos clubes de futebol, na década de 1980. “Os campos estão situados em áreas bem localizadas e de grande valor. A Empresa, com uma visão social, cedeu os espaços visando a atender a comunidade. O objetivo é colaborar para que a população tenha acesso a mais oportunidades de lazer e prática esportiva. Por isso, nenhum custo é cobrado dos administradores”, relata Dalrone Vieira Rodrigues, analista de patrimônio da Aperam.

 

 

Compartilhar: