Revista Espaço

Caminho de oportunidades

Após processo seletivo com número recorde de candidatos, Aperam dá as boas-vindas aos estudantes que irão compor seu
Programa de Estágio em 2017

Os novos estagiários que, desde 1º de fevereiro, integram o time da Aperam: oportunidade de participar efetivamente dos processos da Empresa está entre os diferenciais do Programa

Gustavo de Almeida Santos, aluno do curso de Sistemas de Informação, nunca irá se esquecer do dia 1º de fevereiro de 2017. A data marca seu ingresso na Aperam, como um dos 80 estudantes selecionados para o Programa de Estágio da Empresa (veja quadro).

Da inscrição até a última entrevista, ocorrida em janeiro, três meses se passaram. “Moro em Ipatinga há sete anos, mas ainda não conhecia tão bem a Aperam. Quando soube do processo seletivo, fiz minha inscrição e fui conversar com colegas que já haviam estagiado aqui. À medida que ia me informando, maior se tornava o meu desejo de fazer parte da Empresa, pois percebi que teria muito a aprender e poderia, de fato, colaborar com os processos”, comenta.

O começo foi com o pé direito, garante. “Desde o primeiro contato, durante o período de integração, me senti acolhido pelas pessoas. Sei que a minha formação abrange a Empresa como um todo e, por isso, acredito que terei um papel importante. Será um aprendizado para toda a vida”, planeja ele, que integra a equipe da Gerência de Automação e Otimização de Processos.

O programa de Estágio da Aperam tem contribuído para a formação profissional desses jovens, qualificação técnica e a solução de problemas de maneira inovadora. Além da oportunidade de aprendizado colocando em prática o conhecimento, eles desenvolvem o Projeto Aplicativo e fortalecem a circulação de conhecimento dentro da Empresa. “O foco está na preparação de futuros profissionais num processo no qual há abertura para esses jovens contribuírem para a Aperam”, ressalta Layane Gomes, analista de Recursos Humanos da Aperam.

Cada estagiário é orientado e acompanhado por um profissional da Aperam, chamado de ‘padrinho’. Além disso, a Fundação Aperam Acesita oferece um acompanhamento próximo aos estudantes.

Em três dias de integração, os estagiários passam por um acolhimento, incluindo recebimento do uniforme embrulhado para presente, troca de experiências com padrinhos e ex-estagiários, treinamentos diversos, como o de segurança; e visitas guiadas à Usina, ao Museu da Empresa e ao Oikós, entre outros espaços.

 

Compartilhar: