Revista Espaço

Um presente para as gerações futuras

Aperam é destaque no Guia Exame de Sustentabilidade por suas práticas inovadoras de proteção ambiental e redução do consumo de água e energia

Há oito anos, sendo quatro deles consecutivos, a Aperam marca presença no Guia Exame de Sustentabilidade, uma das mais conceituadas publicações do país. A revista avalia anualmente o grau de compromisso das empresas brasileiras com a gestão e a preservação dos recursos naturais em seus processos produtivos. Em 2016, a Aperam foi destaque na categoria Mineração, Siderurgia e Metalurgia, ao evidenciar sua busca permanente em fazer mais com menos por respeito à natureza e às futuras gerações.

É possível manter a produção de aço consumindo menos água? É a pergunta que os profissionais da Aperam, sobretudo da área de Utilidades, fazem a si mesmos todos os dias. Para a Empresa, a crise hídrica dos últimos anos mostrou que, além de possível, é necessário repensar e otimizar processos com vistas à preservação.

Desde 2014, por exemplo, a Aperam redobrou esforços para reduzir o volume total de água captada no Rio Piracicaba. Os resultados são expressivos: no período, o consumo decresceu de 1980 m³/h para 1530 m³/h. Entre os projetos e iniciativas estão a troca das bombas/motores com inversor na Estação de Tratamento de Água (ETA), a reforma dos filtros de areia do lingotamento contínuo sistematizado, a instalação do dessuperaquecedor no VOD2 na Aciaria e a adequação da torre de refrigeração da central de ar 1.

Em outra iniciativa de sucesso, a Empresa reduziu o consumo de energia de seus dois fornos elétricos a arco, o que gerou ganhos de produtividade e sustentabilidade. Para 2017, o desafio é o reaproveitamento dos gases resultantes do processo de produção de gusa, nos altos-fornos, para aquecer as panelas na Aciaria 1 e 2. “Vamos continuar buscando a excelência em nossos processos para avançarmos na gestão de nossas práticas de sustentabilidade”, defendeu o presidente Frederico Ayres Lima.


  • Nos últimos 2 anos, a Aperam reduziu em 22% o volume total de água captada no Rio Piracicaba.
  • Os 450m3 de água por hora que deixaram de ser captados equivalem ao abastecimento mensal de 16.200 residências.
  • 95% da água captada é reutilizada.
  • A Empresa reduziu em 50kwh a energia gasta para processar cada tonelada de aço, o que daria para abastecer cerca de 3 mil residências em um mês.
  • A meta global é reduzir em 5% o consumo total de energia até 2020.
Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.