Revista Espaço

Parceria rende mais que bons frutos

Os 238 cursos oferecidos pelo Senar em parceria com a Fundação Aperam Acesita já beneficiaram aproximadamente 3.500 pessoas ligadas direta ou indiretamente às atividades rurais

Aos 56 anos, o aposentado Robson Silva de Araújo e a esposa, Rosilene, encaram a cozinha juntos para colocar em prática uma das suas mais recentes habilidades: a preparação de geleias, doces em compotas e frutas cristalizadas. Eles participaram do curso oferecido pelo Serviço Nacional Rural (Senar), em cooperação com a Fundação Aperam Acesita, em Timóteo. A produção caseira sem fins comerciais é uma gentileza com a qual o casal presenteia parentes, amigos e vizinhos.

O curso “Trabalhador na Fabricação e Conservação/Compotas, frutos cristalizados, geleias e doce em pasta” compõe o rol de iniciativas que as duas instituições levam às comunidades da zona rural, há 12 anos. A coordenadora de projetos da Fundação, Juliana Jácome, explica que o trabalho colaborativo contempla dois eixos: Formação Profissional Rural e Promoção Social. O primeiro visa à qualificação, aperfeiçoamento, especialização e atualização do trabalhador. “É um processo educativo, não formal, participativo e sistematizado, que favorece a aquisição de conhecimentos, habilidades e atividades para o exercício de uma ocupação”, explica.

Na vertente da Promoção Social, o objetivo é possibilitar às pessoas ligadas, direta ou indiretamente, ao meio rural, o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais capazes de promover a mudança de atitudes para melhorar a qualidade de vida e ampliar a participação na comunidade rural.

Os cursos variados são oferecidos a cada quadrimestre, ao longo do ano. As demandas chegam de várias formas. “Como a Fundação está sempre presente na comunidade, por meio dos projetos, ações e eventos, somos referência para os líderes. Eles apontam a necessidade de cursos de qualificação, aperfeiçoamento ou de ações de promoção social. Levamos as propostas ao Senar, que avalia a possibilidade de atendimento”, explica Juliana.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.