Revista Espaço

O despertar de um gigante

Aperam atualiza o CCQ, um dos mais tradicionais programas de melhoria contínua e resolução de problemas adotados na Usina

No Oikós, multiplicadores experientes e novatos participaram da capacitação e vão atuar como orientadores do programa

Ao completar 33 anos de existência, o programa de incentivo à melhoria contínua da Aperam, Círculos de Controle de Qualidade (CCQ) (O CCQ é um programa de melhoria contínua formado por grupos autônomos, de participação voluntária, que visa ao aperfeiçoamento de práticas e processos – operação, custos, clima, segurança – e solução de problemas no ambiente de trabalho.), um dos mais tradicionais da Empresa, acaba de passar por uma reformulação completa. Entre as mudanças estão a alteração nos procedimentos de gerenciamento e controle, modernização da plataforma de gestão, revisão das formas de reconhecimento e da divulgação dos resultados, além de uma identidade visual mais moderna e sintonizada com a da Empresa.

O programa faz parte do portfólio da Gerência de Excelência Operacional. A analista do programa, Cleonice Alves, explica que as alterações efetuadas são resultantes de um amplo diagnóstico que identificou as oportunidades de melhoria na estrutura da iniciativa. “Consultamos os gerentes executivos, orientadores, gerentes de área, supervisores nos três turnos, circulistas e realizamos benchmarking com três empresas de grande porte dos setores de mineração, papel e celulose e siderurgia, no Brasil e na Argentina”, afirma Cleonice.

Entre as melhorias, ela destaca o retorno da participação das famílias no Seminário Geral do CCQ, evento agendado para abril de 2017 e que deverá reunir cerca de 600 pessoas. Com a revitalização, o grupo classificado como Campeão Geral do ano recebe uma viagem para conhecer uma planta da Aperam, na Europa. “Incluímos a premiação para o segundo lugar que, em 2017, receberá uma TV de led de 40 polegadas”, acrescenta. Outra ação muito importante foi a reformulação e a capacitação do time do Orientadores. Agora, um plano de treinamento está sendo montado para possibilitar a capacitação e reciclagem de todos os circulistas. O novo formato do CCQ foi lançado em novembro, em eventos realizados nos três turnos para toda a Empresa.


Principais mudanças

  • Definição de rituais de acompanhamento para Liderança e Orientadores com os grupos;
  • Simplificação dos processos de aprovação e relatórios;
  • Revisão, divulgação e treinamento dos envolvidos nas regras de aprovação;
  • Retorno dos Seminários Internos e Seminário Geral com participação de familiares;
  • Reajuste do valor do bônus;
  • Nova identidade visual;
  • Capacitação para os Orientadores;
  • Prêmios para os dois grupos finalistas do Seminário Geral.
Compartilhar: