Revista Espaço

Talentos olímpicos

Empregados compartilham hobbies esportivos12

A cada quatro anos os melhores esportistas do mundo se encontram nas Olimpíadas. A próxima edição, em 2016,terá o Brasil como sede pela
primeira vez. O Rio de Janeiro receberá grande parte das disputas envolvendo futebol, judô, vôlei e outras 39 modalidades.

Há mais de 500 quilômetros da capital carioca, em Ipatinga (MG), um praticante de tênis de mesa sonha em acompanhar as partidas do Pavilhão 3 do Rio Centro in loco.

 

 

 

Das quadras para a mesa

33

Rogério treina regularmente

Há 15 anos, uma lesão no ombro esquerdo tirou Rogério Oliveira das quadras de vôlei, até então seu esporte favorito. Mas o inspetor mecânico da Gerência de Manutenção do Lingotamento Contínuo não deixou de praticar esportes. A lesão foi o ponto de partida para a adoção de um novo hobby: o tênis de mesa.

“Descobri o esporte meio sem querer. Tinha uma mesa no centro de convivência da planta industrial. Comecei a jogar para passar o tempo na hora do almoço. Aos poucos me apaixonei”, lembra.

De lá para cá, a dedicação à prática só aumentou. Rogério, que mora em Ipatinga, é um dos fundadores da Associação Ipatinguense de Tênis de Mesa. O local conta com 12 integrantes assíduos, que se encontram de duas a três vezes por semana. Além de se exercitar com os colegas, o inspetor tem uma mesa em casa. A filha Emanuela, de quatro anos, já arrisca os primeiros movimentos, enquanto Marco, de 12 ano, joga, mas prefere o futebol.

No ano que vem, Rogério sonha em acompanhar algumas partidas do esporte e não só pela telinha. “Tentarei agendar minhas férias para o período. Se der certo, posso conferir de perto a competição”, planeja.


Curiosidades do esporte

  • 34O tênis de mesa surgiu por volta de 1880, na Inglaterra, como uma alternativa ao esporte praticado na grama.

 

 

  • 35No início, os equipamentos eram improvisados. A bola podia ser uma rolha de champanhe, livros empilhados se transformavam em rede e tampas de caixas de charuto serviam de raquetes.

 

 

  • 36O esporte tornou-se olímpico em 1988, em Seul, Coreia do Sul. Antes, em 1960, em Roma (ITA), o tênis já fazia parte dos Jogos Paralímpicos.
Compartilhar: