Revista Espaço

Talentos olímpicos

Empregados compartilham hobbies esportivos12

A cada quatro anos os melhores esportistas do mundo se encontram nas Olimpíadas. A próxima edição, em 2016,terá o Brasil como sede pela
primeira vez. O Rio de Janeiro receberá grande parte das disputas envolvendo futebol, judô, vôlei e outras 39 modalidades.

Há mais de 500 quilômetros da capital carioca, em Ipatinga (MG), um praticante de tênis de mesa sonha em acompanhar as partidas do Pavilhão 3 do Rio Centro in loco.

 

 

 

Das quadras para a mesa

33

Rogério treina regularmente

Há 15 anos, uma lesão no ombro esquerdo tirou Rogério Oliveira das quadras de vôlei, até então seu esporte favorito. Mas o inspetor mecânico da Gerência de Manutenção do Lingotamento Contínuo não deixou de praticar esportes. A lesão foi o ponto de partida para a adoção de um novo hobby: o tênis de mesa.

“Descobri o esporte meio sem querer. Tinha uma mesa no centro de convivência da planta industrial. Comecei a jogar para passar o tempo na hora do almoço. Aos poucos me apaixonei”, lembra.

De lá para cá, a dedicação à prática só aumentou. Rogério, que mora em Ipatinga, é um dos fundadores da Associação Ipatinguense de Tênis de Mesa. O local conta com 12 integrantes assíduos, que se encontram de duas a três vezes por semana. Além de se exercitar com os colegas, o inspetor tem uma mesa em casa. A filha Emanuela, de quatro anos, já arrisca os primeiros movimentos, enquanto Marco, de 12 ano, joga, mas prefere o futebol.

No ano que vem, Rogério sonha em acompanhar algumas partidas do esporte e não só pela telinha. “Tentarei agendar minhas férias para o período. Se der certo, posso conferir de perto a competição”, planeja.


Curiosidades do esporte

  • 34O tênis de mesa surgiu por volta de 1880, na Inglaterra, como uma alternativa ao esporte praticado na grama.

 

 

  • 35No início, os equipamentos eram improvisados. A bola podia ser uma rolha de champanhe, livros empilhados se transformavam em rede e tampas de caixas de charuto serviam de raquetes.

 

 

  • 36O esporte tornou-se olímpico em 1988, em Seul, Coreia do Sul. Antes, em 1960, em Roma (ITA), o tênis já fazia parte dos Jogos Paralímpicos.
Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.