Revista Espaço

O hexa é nosso

Pelo 6º ano consecutivo, Empresa se destaca entre as melhores do país

23

Valdeci Alvarenga: mestrado agrega valor ao dia a dia

Consistência na gestão de pessoas, boas práticas e engajamento. Esses atributos garantiram à Aperam South America um lugar de destaque no “Guia Você S/A Melhores Empresas para Você Trabalhar” – pela sexta vez. A pesquisa feita pela publicação leva em conta a opinião dos empregados – um grupo de 500 pessoas foi entrevistado em março deste ano – e a avaliação feita por uma equipe do próprio guia sobre as iniciativas da organização em diversas frentes: saúde, segurança, bem-estar, gerenciamento de equipes, remuneração e benefícios. “O resultado evidencia a consistência do trabalho desenvolvido e nos instiga a aperfeiçoar cada vez mais nossas estratégias”, ressalta Ilder Camargo, diretor de RH e Sustentabilidade.

Para Many Moreira, analista de Recursos Humanos, alcançar novamente esse posto representa o ponto alto de um momento importante vivido pela Empresa. Em meio ao cenário de adversidades econômicas no país, a Aperam contratou mais de 200 pessoas em 2015. “O clima interno também está positivo, apesar das dificuldades externas. Nossa atuação tem se baseado nos compromissos do Jeito Aperam de Ser (conjunto de cinco diretrizes para manter um bom ambiente de trabalho) e em uma boa dose de planejamento”, explica.

 

Parceria

24

Obedy Gonçalves
Inspetor da Gerência de Campo

Um dos pontos destacados pela publicação é o apoio ao desenvolvimento dos empregados. Anualmente, mais de R$ 2,5 milhões são investidos em diversos treinamentos, projetos de intercâmbio e expatriação, subsídios a mestrados, doutorados, entre outros. Obedy Gonçalves, inspetor da Gerência de Campo, e Valdeci Alvarenga, engenheiro metalurgista, ilustram a aposta da Aperam de buscar seu fortalecimento a partir da qualificação do time.

Em 27 anos de Empresa, o engenheiro vivenciou várias oportunidades de aprender e aplicar o conhecimento no dia a dia. Entre 2013 e 2014, o capítulo mais recente dessa história foi o mestrado em Engenharia de Materiais na Redemat, instituição ligada à Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). “Para alcançar esse objetivo, tive o apoio da Aperam. Precisei me ausentar do trabalho para assistir aulas em outra cidade. Além disso, obtive subsídio integral para transporte e hospedagem”, observa.

Para Valdeci, a parceria fortalece os dois lados. “Enquanto atualizo meus conhecimentos, consigo oferecer uma visão aprimorada, tomar decisões mais assertivas e melhorar meu desempenho”, analisa. Já Obedy Gonçalves vê nas chances de qualificação uma escada para progredir. Este ano, ele concluiu o curso de aperfeiçoamento de Manutenção Mecânica e Elétrica, ofertado pela Empresa. “Melhorou minha capacidade de observação. Os professores são profissionais com experiência de usina e isso ajuda muito. O que assistimos em sala é aplicado na área”, afirma.

Compartilhar: