Revista Espaço

Largada para novos planos

Edital de projetos da Fundação investe R$ 100 mil em dez iniciativas

41

Corrida deste ano mobilizou cerca de 200 atletas

Ainda faltam mais de sete meses, mas José Geraldo de Paula, presidente da Associação de Maratonistas de Timóteo, já projeta um pouco do que será a 16ª Mini Maratona Ecológica. O tradicional evento de atletismo da cidade, que reúne cerca de 200 competidores em julho, é uma das dez propostas aprovadas no Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita (O Edital de Projetos 2015 da Fundação Aperam Acesita contou com 62 propostas – número recorde. O resultado com as 10 entidades contempladas, sete do Vale do Jequitinhonha e três do Vale do Aço, foi divulgado em outubro. As próximas edições da revista Espaço apresentarão os projetos aprovados.).

No ano que vem, além do pórtico personalizado – fruto da parceria com a Fundação – o evento, atualmente composto de corridas de 19 e sete quilômetros terá outra novidade: uma caminhada ecológica de 5.000 metros. “Isso reflete a demanda da população. Aos poucos as pessoas estão descobrindo os benefícios da prática e nossa nova modalidade vai contemplar a turma iniciante”, explica José.

O diferencial da prova, segundo o idealizador, é a possibilidade de unir a prática esportiva à contemplação do meio ambiente. O trajeto tem como vista áreas do Oikós, Centro de Educação Ambiental da Aperam, e do Parque Estadual do Rio Doce, ambas formadas pelo bioma Mata Atlântica. “Além do estímulo ao exercício, minha intenção foi aproximar as pessoas dos espaços verdes. Na minha carreira de militar, eu adorava correr nessas áreas para manter o fôlego em dia”, brinca.

Para chegar a 15 edições, a trajetória capitaneada por José reuniu mais do que planejamento, paciência e energia – atributos básicos para um corredor. Mobilizar apoiadores para viabilizar a ideia foi difícil, com exceção de uma parceria. “A Fundação nos acompanha e auxilia desde o começo, antes mesmo do edital”, recorda.

O bom resultado recente pode motivar José a buscar outros apoiadores. “Inscrevi a associação três vezes e ganhei só na última. Cada tentativa se traduz em mais aprendizado e, assim, a Fundação nos qualifica para novas oportunidades”, prevê.

42 43

Compartilhar: