Juntos para evoluir
Encontros com empregados vão orientar melhorias na gestão

Escutar, de acordo com os dicionários, significa ouvir com cuidado, atenção e interesse genuíno. Na Aperam South America essa foi a estratégia utilizada para conhecer ainda mais as percepções dos empregados sobre ambiente de trabalho, carreira e interações entre os colegas. Este ano, mais de 500 profissionais participaram de uma série de encontros denominada Escutando as Gerações em Timóteo, Belo Horizonte e São Paulo. A partir dessa iniciativa, a Empresa implantará um plano de ação em 2016.
Para a análise dos dados, a área de Recursos Humanos utilizou também informações da pesquisa de clima 2015, aplicada em outubro, e o retorno do Guia “Você S/A – Melhores Empresas para se Trabalhar” (na página 12 você pode ler mais sobre essa conquista). “Esses indicadores nos ajudaram a mapear de forma ampla a opinião dos colegas sobre a Empresa, o trabalho e outros pontos. Tudo isso nos auxiliará na proposição de ações que serão compartilhadas no próximo ano”, afirma Maria Eunice Barros, especialista em Recursos Humanos.

Supervisor na Gerência de Laminação a Frio
Reginaldo Claudino, supervisor na Gerência de Laminação a Frio, foi um dos líderes que participou de um dos encontros com o RH para conhecer os primeiros desdobramentos do Escutando Gerações. Integrante da geração X (veja no quadro ao lado), ele acredita que um dos desafios é gerenciar as expectativas dos mais novos. “Eles têm o desejo de crescer na carreira, estão antenados com a tecnologia, mas a vivência e o aprendizado dos mais experientes também são essenciais”, observa. A própria trajetória de Reginaldo reforça essa ideia. Depois de 16 anos como operador, ele assumiu a supervisão em fevereiro de 2014. “Gosto muito do que faço, de aprender sobre as pessoas de minha equipe e sobre cada equipamento. Uma hora a chance aparece e para aproveitá-la temos de estar preparados”, conta. O momento de diálogo com outros supervisores, alguns com anos de experiência, trouxe ensinamentos. “Formar e liderar equipes exige equilíbrio e capacidade de motivar os colegas”.
“Criamos espaços para o diálogo e as opiniões nos ajudaram a identificar pontos fortes e oportunidades de melhorias. Proximidade e transparência foram os compromissos da Aperam que marcaram essa atividade”.
Maria Eunice Barros, especialista em Recursos Humanos
Raio-X Escutando Gerações
Mais de15 encontros…
…em 3 unidades….
…somando220 empregados escutados…
…e outras300 participações (profissionais e cônjuges) nas palestras da preparação para aposentadoria- Novos Caminhos
Troca produtiva

Patrícia Coelho, 36 anos, laboratorista, está na Empresa há 11 anos. Para essa integrante da geração X, interagir com empregados da mesma faixa etária e que também têm alguns anos de experiência na Aperam foi produtivo por dois motivos. “Permitiu conhecer mais a rotina de alguns colegas e nos ajudou a apresentar sugestões de como podemos melhorar o clima de trabalho e a Empresa”, lembra.
No laboratório, ela observa as diferenças entre as gerações: os mais experientes, atentos à tarefa de compartilhar o conhecimento, e os mais novos, com muita vontade de aprender. “Os novatos chegam empolgados e precisam de orientações. Esse contato e a troca de experiências tornam o ambiente mais legal e produtivo”, avalia.
Para um futuro próximo, Patrícia planeja aprimorar suas competências, para não ficar “para trás”. “Percebo que preciso aprender mais para evoluir na carreira. Estou pensando em retomar a faculdade de administração. Depois, quem sabe, fazer algo mais específico, pois não quero sair da minha área”, conclui.
Cláudio Zanetti, 56 anos, analista financeiro, compõe o time dos Baby Boomers e atua no escritório de Belo Horizonte. Ele defende a integração entre pessoas de gerações diferentes como forma de potencializar o aprendizado contínuo. “Quando há pensamentos distintos, podemos largar o jeito consolidado ou antigo de fazer certas tarefas e, a partir da opinião do outro, executá-las de forma melhor”, enfatiza.
Gerações na Aperam
Cada grupo é classificado a partir da faixa etária e de características comportamentais específicas, como uso de novas tecnologias e relação com o trabalho.
Pontos positivos observados nas escutas

- Proximidade com os líderes
- Vínculo de amizades e envolvimento das famílias
- Respeito à diversidade e segurança como valor
- Liberdade com hierarquia
- Oportunidade de crescimento, criatividade e trabalho em equipe