Revista Espaço

Curtas

Internacional

A parceria entre Associação do Celeste, grupo de quitandeiras e agricultores do Vale do Aço, e a Fundação Aperam Acesita ganhou destaque na publicação “Seis crônicas de fortalecimento para prosperar” da RedEAmérica, entidade formada por organizações de origem empresarial que fazem investimento social privado em 11 países da América Latina. O projeto “Empreendendo sonhos” aperfeiçoou a gestão administrativa da Associação do Celeste, garantiu novos insumos e equipamentos – e é o único do Brasil a figurar na revista, que conta com cinco outras iniciativas de países latino-americanos.


Sinergia

Seis profissionais da unidade luxemburguesa de Rodange visitaram o Brasil em novembro. O grupo foi um dos vencedores do Challenge Inox, competição mundial do segmento de inoxidáveis, que destaca os melhores projetos elaborados pelas unidades do Grupo Aperam no mundo. Os visitantes conheceram a planta industrial de Timóteo (MG) e a unidade de serviços, em Campinas. A equipe “Sustentando o Amanhã”, da Aperam BioEnergia, que também foi vencedora do Challenge, fará a viagem internacional em 2016. O destino ainda não foi definido.

3


Os melhores

Sete grupos disputaram o prêmio de melhor projeto do Círculo de Controle de Qualidade (CCQ) 2015. Cerca de 1.700 empregados participantes concentraram esforços em boas práticas em várias áreas.

A equipe “Beija Flor”, formada por empregados da Manutenção do Alto-Forno, vencedora em 2014, viajou para a San Nicolas e Buenos Aires, na Argentina. Lá, dez profissionais conheceram o fluxo produtivo da Acindar, empresa do grupo ArcelorMittal, atentos às boas práticas que poderiam ser compartilhadas e ainda puderam conhecer a capital do país vizinho.

Confira os finalistas de 2015:

“Ideias 1000” da Gerência Executiva de Aciaria

“Manuti” da Gerência Executiva de Infraestrutura

“Garra LTQ” da Gerência Executiva de Laminação a Quente

“Master” da Gerência Executiva de Pesquisa e Metalurgia InoxRedução

“Rolinox” da Gerência Executiva de Laminação e Acabamento de Aços Inox

“Silinox” da Gerência Executiva de Metalurgia e Laminação de Aços Elétricos

“Grupo Positivo” da Gerência Executiva de Redução


Atuação sustentável

A Aperam South America marca presença, pela sétima vez, no ranking de Empresas mais sustentáveis do Brasil, de acordo com o Guia Exame de Sustentabilidade 2015. A publicação destacou a transformação de resíduos em coprodutos, que além de garantir renda extra (R$ 30 milhões em 2014) também contribui para reduzir a geração de rejeitos como a fluorita, grão importado utilizado na fabricação do aço. Segundo Ilder Camargo, diretor de Recursos Humanos e Sustentabilidade, 88% dos resíduos da planta são reaproveitados.

Compartilhar: