Revista Espaço

Réplica imponente

Maquete da Usina pode ser vista no Museu da Fundação

20

Peça chama a atenção de visitantes

Entre as dezenas de objetos em exposição no Museu da Fundação Aperam Acesita, em Timóteo (MG), um deles se destaca pelo tamanho e pela riqueza de informações que oferece ao público. Lá, no 2ª andar, no lado esquerdo, bem próximo aos quartos de hóspede, encontra-se a maquete da planta industrial da Empresa. A peça ocupa cerca de 17 m² e passou por uma revitalização entre setembro do ano passado e julho deste ano. Equipada com sistema de áudio e iluminação, em pouco mais de cinco minutos a maquete permite conhecer as principais etapas da produção de aços especiais.

Revisada, ela ganhou nova vegetação interna e externa, reconstituição de parte do terreno, além de uma reforma geral na estrutura e alteração do áudio. “Atualizamos as informações e enxugamos o texto para facilitar a compreensão pelo público sobre o fluxo de produção do aço”, ressalta Soraya Tôrre, assessora de comunicação e responsável pelo acompanhamento do processo.

Na Maquete Aristides, empresa responsável pela construção e, agora, pela manutenção da estrutura, o arquiteto Tiago Aristides considera a maquete da Aperam como um dos trabalhos mais desafiadores. A empresa já elaborou projetos dos aeroportos de Confins, Brasília, Centro Administrativo de Minas Gerais, entre outros. “O objetivo aqui é explicar o processo industrial. Fiz várias visitas à Timóteo para elaborar a primeira versão. Era importante entender bem o fluxo da usina para ter um desenho real, criar elementos simples e conectar as áreas”, lembra.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.