Revista Espaço

Réplica imponente

Maquete da Usina pode ser vista no Museu da Fundação

20

Peça chama a atenção de visitantes

Entre as dezenas de objetos em exposição no Museu da Fundação Aperam Acesita, em Timóteo (MG), um deles se destaca pelo tamanho e pela riqueza de informações que oferece ao público. Lá, no 2ª andar, no lado esquerdo, bem próximo aos quartos de hóspede, encontra-se a maquete da planta industrial da Empresa. A peça ocupa cerca de 17 m² e passou por uma revitalização entre setembro do ano passado e julho deste ano. Equipada com sistema de áudio e iluminação, em pouco mais de cinco minutos a maquete permite conhecer as principais etapas da produção de aços especiais.

Revisada, ela ganhou nova vegetação interna e externa, reconstituição de parte do terreno, além de uma reforma geral na estrutura e alteração do áudio. “Atualizamos as informações e enxugamos o texto para facilitar a compreensão pelo público sobre o fluxo de produção do aço”, ressalta Soraya Tôrre, assessora de comunicação e responsável pelo acompanhamento do processo.

Na Maquete Aristides, empresa responsável pela construção e, agora, pela manutenção da estrutura, o arquiteto Tiago Aristides considera a maquete da Aperam como um dos trabalhos mais desafiadores. A empresa já elaborou projetos dos aeroportos de Confins, Brasília, Centro Administrativo de Minas Gerais, entre outros. “O objetivo aqui é explicar o processo industrial. Fiz várias visitas à Timóteo para elaborar a primeira versão. Era importante entender bem o fluxo da usina para ter um desenho real, criar elementos simples e conectar as áreas”, lembra.

Compartilhar: