Revista Espaço

Mudar o trânsito

Reforço na prevenção para combater alta no número de acidentes

Os números de acidentes de trânsito no Brasil ilustram um cenário preocupante. De acordo com o Ministério da Saúde, entre 2008 e 2013, as internações relacionadas a acidentes com meios de transporte terrestres aumentaram mais de 70%. Se separar apenas as ocorrências envolvendo motociclistas, o índice salta para 115%. Em 2013, o Sistema Único de Saúde contabilizou 170 mil internações ligadas a situações de trânsito, sendo quase 90 mil decorrentes de casos com motos.11

Em Timóteo, a Semana Nacional de Trânsito, realizada sempre em setembro (18 a 25), refletiu sobre esse contexto e promoveu a prevenção, envolvendo órgãos públicos, empresas e entidades do Terceiro Setor. Na Aperam, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) mobilizou os empregados com distribuição de panfletos na semana. O informativo interno também trouxe matéria sobre a segurança na condução de motocicletas. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, Timóteo tem mais de 10 mil motos registradas e o cadastro da Empresa conta com 1.500 motocicletas de empregados próprios e terceiros.

Educação infantil

Este ano, a Fundação Aperam Acesita e seus parceiros (Polícia Militar de Minas Gerais, Prefeitura de Timóteo, Rotary Club de Acesita, Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano e Escolas de Timóteo ) adotaram uma nova estratégia durante o período.

Mais de 20 escolas que levaram os estudantes do 4º ano do ensino fundamental à Transitolândia tiveram como pré-requisito a implementação de um projeto multidisciplinar de educação para o trânsito. “Entendemos que as instituições precisavam de um direcionamento mais adequado e auxiliamos a inclusão dessa atividade no calendário”, explica Juliana Jácome, coordenadora de projetos da Fundação.

Cerca de mil alunos receberam orientações sobre o tema em aulas de português, geografia, história e matemática, entre outras matérias. “Quando esses meninos chegarem ao momento de conquistar a habilitação, terão mais consciência. Além disso, acreditamos que crianças e jovens inteirados do tema podem estimular os adultos a adotarem uma postura mais preventiva”, afirma a coordenadora.


12Atenção em duas rodas

  •  Respeite as leis de trânsito;
  • Transite com os faróis acesos, mesmo durante o dia;
  • Sempre utilize as setas para sinalizar manobras;
  • Mantenha distância dos demais veículos, principalmente ônibus e caminhões;
  • Nunca ultrapasse pela direita;
  • Não se esqueça de utilizar o capacete.

Fonte: Detran e Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

Compartilhar: