Revista Espaço

Mudar o trânsito

Reforço na prevenção para combater alta no número de acidentes

Os números de acidentes de trânsito no Brasil ilustram um cenário preocupante. De acordo com o Ministério da Saúde, entre 2008 e 2013, as internações relacionadas a acidentes com meios de transporte terrestres aumentaram mais de 70%. Se separar apenas as ocorrências envolvendo motociclistas, o índice salta para 115%. Em 2013, o Sistema Único de Saúde contabilizou 170 mil internações ligadas a situações de trânsito, sendo quase 90 mil decorrentes de casos com motos.11

Em Timóteo, a Semana Nacional de Trânsito, realizada sempre em setembro (18 a 25), refletiu sobre esse contexto e promoveu a prevenção, envolvendo órgãos públicos, empresas e entidades do Terceiro Setor. Na Aperam, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) mobilizou os empregados com distribuição de panfletos na semana. O informativo interno também trouxe matéria sobre a segurança na condução de motocicletas. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, Timóteo tem mais de 10 mil motos registradas e o cadastro da Empresa conta com 1.500 motocicletas de empregados próprios e terceiros.

Educação infantil

Este ano, a Fundação Aperam Acesita e seus parceiros (Polícia Militar de Minas Gerais, Prefeitura de Timóteo, Rotary Club de Acesita, Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano e Escolas de Timóteo ) adotaram uma nova estratégia durante o período.

Mais de 20 escolas que levaram os estudantes do 4º ano do ensino fundamental à Transitolândia tiveram como pré-requisito a implementação de um projeto multidisciplinar de educação para o trânsito. “Entendemos que as instituições precisavam de um direcionamento mais adequado e auxiliamos a inclusão dessa atividade no calendário”, explica Juliana Jácome, coordenadora de projetos da Fundação.

Cerca de mil alunos receberam orientações sobre o tema em aulas de português, geografia, história e matemática, entre outras matérias. “Quando esses meninos chegarem ao momento de conquistar a habilitação, terão mais consciência. Além disso, acreditamos que crianças e jovens inteirados do tema podem estimular os adultos a adotarem uma postura mais preventiva”, afirma a coordenadora.


12Atenção em duas rodas

  •  Respeite as leis de trânsito;
  • Transite com os faróis acesos, mesmo durante o dia;
  • Sempre utilize as setas para sinalizar manobras;
  • Mantenha distância dos demais veículos, principalmente ônibus e caminhões;
  • Nunca ultrapasse pela direita;
  • Não se esqueça de utilizar o capacete.

Fonte: Detran e Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.