Revista Espaço

Conhecimento que faz a diferença

Curso sobre inox mobiliza representantes de distribuidores e dos produtores finais

A Aperam e a Abinox atuam juntas com o objetivo de difundir dados sobre as aplicações de aço inoxidável no Brasil. Uma das iniciativas nessa direção consiste em um programa de cursos para revendedores de aços e empresas que têm a matéria-prima como insumo principal de seus produtos.4

Paulo Ricardo de Andrade, diretor executivo da Abinox, explica que a primeira fase da parceria compreendeu a oferta de duas turmas para o curso “Conceitos e especificações de aços inoxidáveis”, em julho e agosto. A associação ofereceu a sede e Tiago Lima, engenheiro de aplicação da Aperam ministrou a atividade. “O retorno foi positivo e as vagas preenchidas rapidamente. O mercado tem essa carência por informações. Nossa projeção é finalizar o ano com quatro edições”, afirma Paulo.

Roberto Gialluisi, vendedor da paulista Montinox, especializada na fabricação de escadas, corrimãos, guarda-corpos e portões integrou a primeira turma e espera por novos encontros. “É sempre bom aprender mais. Pude esclarecer dúvidas sobre a oxidação do aço imantado. Compartilhei com os palestrantes o interesse de saber mais sobre solda”, conta.

Quem também pretende marcar presença novamente é Rogério Diniz Machado, vendedor da Jatinox, uma das maiores distribuidoras de aço inox do país. “Muitas vezes o cliente pede um tipo de aço que pode ser inadequado. Com o curso enriquecemos nosso conhecimento sobre o portfólio. Na hora da venda esse respaldo faz diferença”, comenta.

Em 2016, além do curso, a proposta será ofertar palestras com temas mais específicos. “Primeiro, o participante entende as linhas gerais e depois pode aprofundar em subtemas como soldagem, conformação, corrosão etc”, prevê Ricardo.

Aços elétricos

Outra oportunidade de difundir informações sobre os produtos da Empresa ocorreu3 durante o 15º Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas (Enemet) realizado dentro da ABM Week, em agosto. Paulo César Glerian, engenheiro metalúrgico da Empresa, ministrou o curso “Aços Elétricos, Propriedades e Aplicações”, que abordou o conceito dos aços especiais GO e GNO da Aperam e retratou o HGO, cujo início da produção está previsto para o primeiro trimestre de 2016.

Compartilhar: