Revista Espaço

Compartilhar com o próximo

Voluntariado é compromisso de duas décadas

30

Para a especialista contribuir é um dever

Há 20 anos, quase todos os sábados Rachel Souza, especialista da Gerência Executiva de Programas Institucionais, atua como voluntária no Grupo Espírita Vovô Pedro, em Coronel Fabriciano (MG). O local atende crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Lá, ela se encontra com outros voluntários e compartilha lições de ética, educação, moral e cidadania com os assistidos.

Este ano a especialista é responsável pela turma de crianças entre 7 e 8 anos. “Temos um plano anual com temas e valores que reforçam a importância da família, do trabalho e da disciplina para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e críticos”, afirma. No fim das atividades, o grupo oferece um lanche aos participantes. Mensalmente, os voluntários visitam as casas das crianças e dos adolescentes assistidos para conhecer a rotina do lar, doar alimentos e roupas. “Já temos registros de famílias que mudaram conceitos, comportamentos e pais que largaram o alcoolismo e arrumaram emprego”, conta.

Motivação

31

Rachel acompanha crianças de 7 e 8 anos

A relação da especialista com o voluntariado começou antes mesmo de ela descobrir a instituição de Coronel Fabriciano. Quando ainda morava em Belo Horizonte (MG), nos tempos da faculdade, ela descobriu a vocação. “Fazer pelo outro o que eu gostaria que fizessem por mim é um pensamento que norteia a minha vida. Sinto um dever de contribuir com o próximo. Aprendi tanto com estudos e com o trabalho. Por que não compartilhar o que eu sei?”, pontua.

Essa lição Rachel já ensinou em casa. Os filhos Mateus, de 15 anos, auxiliar na sala de aula da instituição, e Samuel, de 11 anos, seguem seus passos no voluntariado. “Pais devem ser o exemplo. Faço questão que eles me acompanhem e descubram a importância desse trabalho que tem como princípios a ética, a disciplina e o amor”.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.