Revista Espaço

Aperam Serviços aplica TPM em Campinas

Programa eleva capacitação da equipe e contribui para rendimento das máquinas

9

Equipe da TT09 recebeu certificação de cumprimento do TPM

Reduzir custos, melhorar desempenho, e aumentar a competitividade do negócio: esses elementos formam, hoje, o principal desafio de toda empresa. Na Aperam Serviços, unidade Campinas, um programa conhecido e aplicado pelo Grupo há anos se apresenta como a medida certa para alcançar esses objetivos, o TPM (Iniciado em 2000 na Planta Industrial de Timóteo (MG), o programa Total Productive Maintenance ou Manutenção Produtiva Total (TPM) tem como principal objetivo aumentar a capacitação dos operadores com treinamentos técnicos para melhorar o diagnóstico dos problemas registrados em equipamentos. Além de aprimorar os resultados da Empresa, o TPM estimula um ambiente de trabalho mais seguro, organizado e limpo. Mais de 150 mil horas/homem de capacitações já foram aplicadas em toda Empresa, sendo 1.500 delas na Aperam Serviços.).

Com ele, a Empresa promove a capacitação dos empregados e a interação entre equipes da Manutenção e da Operação para obter melhorias no rendimento das máquinas. O projeto piloto do TPM(A Gerência Executiva de Programas Institucionais da Aperam prestou consultoria para a implantação do TPM e acompanha o desenvolvimento do programa na unidade Campinas.), em Campinas,foi implantado na tesoura transversal (TT09) – equipamento que corta as bobinas em blanks (chapas) de aço inox, que são fornecidas aos segmentos automobilístico, linha branca e utilidade doméstica.

No fim de 2014, 16 empregados participaram de treinamentos e os primeiros resultados já podem ser vistos nas auditorias de melhoria contínua. Até agosto, o desempenho da máquina bateu a meta mensal cinco vezes e as médias de tempo de reparo estão diminuindo. “Por essa parcial alcançamos o dobro do rendimento na comparação com o mesmo período do ano passado”, afirma Thiago de Souza, analista de Melhoria Contínua que acompanha o TPM.

Para ampliar o alcance do trabalho, os operadores da TT09 estão sendo direcionados para outras máquinas, com o objetivo de compartilhar a expertise com outros colegas. Até o ano que vem os principais equipamentos da unidade também adotarão a metodologia TPM.

Os operadores Carlos Rezende e Ilza da Silva aprovaram a capacitação. “Com esse aprendizado passamos a prever eventuais falhas e atuar de maneira preventiva. O TPM agregou valor ao trabalho”, afirma Carlos. Para Ilza, os benefícios extrapolam as melhorias na organização, limpeza e produtividade. “Essa experiência também traz ganho para os profissionais. Eu me sinto mais capacitada”.

Compartilhar: