Revista Espaço

Aperam Serviços aplica TPM em Campinas

Programa eleva capacitação da equipe e contribui para rendimento das máquinas

9

Equipe da TT09 recebeu certificação de cumprimento do TPM

Reduzir custos, melhorar desempenho, e aumentar a competitividade do negócio: esses elementos formam, hoje, o principal desafio de toda empresa. Na Aperam Serviços, unidade Campinas, um programa conhecido e aplicado pelo Grupo há anos se apresenta como a medida certa para alcançar esses objetivos, o TPM (Iniciado em 2000 na Planta Industrial de Timóteo (MG), o programa Total Productive Maintenance ou Manutenção Produtiva Total (TPM) tem como principal objetivo aumentar a capacitação dos operadores com treinamentos técnicos para melhorar o diagnóstico dos problemas registrados em equipamentos. Além de aprimorar os resultados da Empresa, o TPM estimula um ambiente de trabalho mais seguro, organizado e limpo. Mais de 150 mil horas/homem de capacitações já foram aplicadas em toda Empresa, sendo 1.500 delas na Aperam Serviços.).

Com ele, a Empresa promove a capacitação dos empregados e a interação entre equipes da Manutenção e da Operação para obter melhorias no rendimento das máquinas. O projeto piloto do TPM(A Gerência Executiva de Programas Institucionais da Aperam prestou consultoria para a implantação do TPM e acompanha o desenvolvimento do programa na unidade Campinas.), em Campinas,foi implantado na tesoura transversal (TT09) – equipamento que corta as bobinas em blanks (chapas) de aço inox, que são fornecidas aos segmentos automobilístico, linha branca e utilidade doméstica.

No fim de 2014, 16 empregados participaram de treinamentos e os primeiros resultados já podem ser vistos nas auditorias de melhoria contínua. Até agosto, o desempenho da máquina bateu a meta mensal cinco vezes e as médias de tempo de reparo estão diminuindo. “Por essa parcial alcançamos o dobro do rendimento na comparação com o mesmo período do ano passado”, afirma Thiago de Souza, analista de Melhoria Contínua que acompanha o TPM.

Para ampliar o alcance do trabalho, os operadores da TT09 estão sendo direcionados para outras máquinas, com o objetivo de compartilhar a expertise com outros colegas. Até o ano que vem os principais equipamentos da unidade também adotarão a metodologia TPM.

Os operadores Carlos Rezende e Ilza da Silva aprovaram a capacitação. “Com esse aprendizado passamos a prever eventuais falhas e atuar de maneira preventiva. O TPM agregou valor ao trabalho”, afirma Carlos. Para Ilza, os benefícios extrapolam as melhorias na organização, limpeza e produtividade. “Essa experiência também traz ganho para os profissionais. Eu me sinto mais capacitada”.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.