Revista Espaço

O reflexo da elegância

Inox se destaca na elaboração de projetos de interiores

10

Criadora e obra: Juliana aplica inox em diversos elementos

Mineira de Belo Horizonte (MG), a arquiteta Juliana Vasconcellos descobriu no aço inoxidável uma matéria-prima capaz de agregar beleza, modernidade e elegância às suas produções. Sócia do escritório Vasconcellos Maia, ela deu uma palestra sobre a utilização do aço inoxidável na última Mostra Black – evento nacional que reuniu arquitetos, designers e paisagistas – realizada em São Paulo, em junho. Nesta entrevista ela fala sobre sua trajetória e as virtudes do aço inoxidável.

O fato de já ter trabalhado com moda traz influências ou ensinamentos para seu olhar de arquiteta?

Minha família trabalhou com moda a vida toda, então sempre transitei nesse universo de forma natural. Iniciei a carreira de modelo depois dos 18 anos, cheguei a trancar a matrícula para morar fora do Brasil e cursei um ano de estilismo. Acho que essa vivência me possibilitou um olhar para as outras artes e uma visão mais cosmopolita no que se refere ao estilo.

Sua agenda acomoda tanto o design de interiores como projetos arquitetônicos. Como é essa divisão? Tem uma das áreas como preferida?

No início, nos dedicávamos mais à arquitetura, mas ao longo dos anos os projetos para interiores cresceram. Hoje ocupam cerca de 50% do nosso tempo. Confesso que me empolgo, atualmente mais com a parte de interiores e de design de móveis. A sorte é que temos um sócio, o Carlos Maia, que é mais voltado para a arquitetura. Conseguimos manter um bom equilíbrio na equipe.

Como e quando o inox passou a fazer parte dos seus projetos?

Foi ainda na faculdade, quando escolhi fazer uma disciplina optativa sobre o uso do aço inox e visitei à usina da Aperam, em Timóteo. A partir disso, gostei e passei a observar o uso do aço em outros projetos. Utilizo muito os tubos de aço inox e as chapas com espessuras variadas.

Esses elementos se fazem mais presentes na arquitetura ou no design de interiores?

Predominantemente no design de interiores. Ao longo da carreira sempre gostei de customizar detalhes em aço, como puxadores, molduras de espelhos, cubas, base de bancadas de banheiro e revestimento de paredes, principalmente em cozinhas, mesas, forros, base de mesas de jantar, camas e portas.


Que diferenciais o aço inoxidável proporciona? A tendência do setor é explorá-lo cada vez mais?

Busco uma imagem de modernidade, atemporalidade, elegância e durabilidade e acredito que o uso do inox só tem a crescer pela alta qualidade, beleza, além do desenvolvimento da mão de obra especializada.

Compartilhar: