Revista Espaço

Aços especiais para papéis diferenciados

Inox contribui para durabilidade dos equipamentos e para a qualidade do produto final1

A fabricação de papéis utilizados em embalagens, guardanapos, sachês, saquinhos e envoltórios, necessários à indústria alimentícia, requer uma série de cuidados para evitar impurezas. E esse é um dos motivos pelos quais a BN Papéis Especiais decidiu trocar três tanques de carbono por aço inoxidável ainda este ano. Com 14 anos de mercado e uma produção anual de 18 mil toneladas de papéis especiais, a empresa vê no inox um elemento importante para aperfeiçoar a qualidade de seus produtos.

Dois dos tanques, com capacidade de 19 mil litros cada, compõem o circuito de massa que alimenta a máquina de papel. O terceiro de 150 mil litros é utilizado no preparo do composto. “Somos especializados em papéis muito sofisticados e trabalhar com tanques fabricados em aço inoxidável contribui de forma definitiva para obtermos um produto isento de contaminantes. Além disso, o inox facilita a limpeza interna dos tanques”, explica Carlos Stein, diretor da BN Papéis.


De cliente a fornecedora

2

Tanque de inox: facilidade na limpeza

A BN Papéis e a Aperam estão ligadas por múltiplos laços comerciais e técnicos. Há cerca de seis anos, a BN Papéis integra o conjunto dos fornecedores da planta industrial de Timóteo. No fim de cada etapa do processo – antes da expedição para o equipamento seguinte – o papel produzido pela BN é intercalado em toda a extensão da bobina de aço inox para garantir a isenção de marcas no produto. Isso ocorre nos equipamentos de Laminação, Recozimento e Acabamento Final até a expedição do aço, quando a bobina recebe o papel intercalador. “Assim conferimos proteção ao aço ante deslizamentos, já que qualquer partícula pode arranhar a bobina. O inox tem um apelo estético e para nós é essencial que o cliente o
receba sem marcas”, explica José Carlos Batista, engenheiro de processos da Gerência de Controle de Processo da Laminação a Frio de Inox.

Os bons resultados da BN Papéis na Usina de Timóteo têm chamado a atenção de outras unidades do Grupo Aperam na Europa. “O papel que utilizamos em Timóteo já está em testes na Europa”, observa.

A empresa fabrica papéis com especificações diferenciadas, como gramaturas extremamente reduzidas (18 a 50 gramas por m², por exemplo). Esse material é utilizado por fabricantes de alimentos, calçados, siderúrgicas entre outros.

Outra aplicação

4Os aços duplex, originalmente desenvolvidos para o setor de Óleo e Gás, estão agora sendo indicados para aplicação em indústrias de Papel e Celulose. E o motivo é o mesmo: o uso de tubulações de inox duplex nas fábricas deste segmento confere mais vida útil aos equipamentos em decorrência da elevada resistência à corrosão apresentada pelo material. Segundo Henrique de Ulhôa Cintra, gerente comercial da Aperam Inox Tubos, em Ribeirão Pires, interior de São Paulo, ter o aço inoxidável duplex no portfólio contribui decisivamente para tornar a empresa um fornecedor capaz de atender as mais complexas demandas nos mercados de Bens de Capital.

Compartilhar: