Revista Espaço

Aços especiais para papéis diferenciados

Inox contribui para durabilidade dos equipamentos e para a qualidade do produto final1

A fabricação de papéis utilizados em embalagens, guardanapos, sachês, saquinhos e envoltórios, necessários à indústria alimentícia, requer uma série de cuidados para evitar impurezas. E esse é um dos motivos pelos quais a BN Papéis Especiais decidiu trocar três tanques de carbono por aço inoxidável ainda este ano. Com 14 anos de mercado e uma produção anual de 18 mil toneladas de papéis especiais, a empresa vê no inox um elemento importante para aperfeiçoar a qualidade de seus produtos.

Dois dos tanques, com capacidade de 19 mil litros cada, compõem o circuito de massa que alimenta a máquina de papel. O terceiro de 150 mil litros é utilizado no preparo do composto. “Somos especializados em papéis muito sofisticados e trabalhar com tanques fabricados em aço inoxidável contribui de forma definitiva para obtermos um produto isento de contaminantes. Além disso, o inox facilita a limpeza interna dos tanques”, explica Carlos Stein, diretor da BN Papéis.


De cliente a fornecedora

2

Tanque de inox: facilidade na limpeza

A BN Papéis e a Aperam estão ligadas por múltiplos laços comerciais e técnicos. Há cerca de seis anos, a BN Papéis integra o conjunto dos fornecedores da planta industrial de Timóteo. No fim de cada etapa do processo – antes da expedição para o equipamento seguinte – o papel produzido pela BN é intercalado em toda a extensão da bobina de aço inox para garantir a isenção de marcas no produto. Isso ocorre nos equipamentos de Laminação, Recozimento e Acabamento Final até a expedição do aço, quando a bobina recebe o papel intercalador. “Assim conferimos proteção ao aço ante deslizamentos, já que qualquer partícula pode arranhar a bobina. O inox tem um apelo estético e para nós é essencial que o cliente o
receba sem marcas”, explica José Carlos Batista, engenheiro de processos da Gerência de Controle de Processo da Laminação a Frio de Inox.

Os bons resultados da BN Papéis na Usina de Timóteo têm chamado a atenção de outras unidades do Grupo Aperam na Europa. “O papel que utilizamos em Timóteo já está em testes na Europa”, observa.

A empresa fabrica papéis com especificações diferenciadas, como gramaturas extremamente reduzidas (18 a 50 gramas por m², por exemplo). Esse material é utilizado por fabricantes de alimentos, calçados, siderúrgicas entre outros.

Outra aplicação

4Os aços duplex, originalmente desenvolvidos para o setor de Óleo e Gás, estão agora sendo indicados para aplicação em indústrias de Papel e Celulose. E o motivo é o mesmo: o uso de tubulações de inox duplex nas fábricas deste segmento confere mais vida útil aos equipamentos em decorrência da elevada resistência à corrosão apresentada pelo material. Segundo Henrique de Ulhôa Cintra, gerente comercial da Aperam Inox Tubos, em Ribeirão Pires, interior de São Paulo, ter o aço inoxidável duplex no portfólio contribui decisivamente para tornar a empresa um fornecedor capaz de atender as mais complexas demandas nos mercados de Bens de Capital.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.