Revista Espaço

Verde que te quero verde

Cuidados com o meio ambiente são rotina nas mais diversas áreas da Empresa

19

Em vistorias regulares, empregados verificam árvores e equipamentos de irrigação

Os oito quilômetros de área verde que contornam a Usina de Timóteo (MG) representam um dos símbolos do compromisso da Aperam South America com as gerações futuras. A Empresa, reconhecida pelo Guia Exame de Sustentabilidade pelas boas práticas relacionadas ao Meio Ambiente, mantém um cinturão verde formado por espécies nativas da região, que reduz o impacto visual da Usina, atua como barreira natural na emissão de particulados (poeira) e contribui para o paisagismo e a qualidade do ar na cidade.

Até o ano passado, mais de 10 mil mudas foram plantadas no cinturão verde. Além disso, a Aperam investe cerca de R$ 100 mil por ano na limpeza, combate e controle de pragas, umidificação e poda. “Mais que o aspecto funcional, que garante benefícios à comunidade, conservar a vegetação exemplifica nosso empenho em garantir a sustentabilidade do negócio. Queremos sempre contribuir para a interação entre a Empresa e a cidade”, afirma Welington Carvalho, analista técnico de Controle Ambiental.

A manutenção da área é de responsabilidade da Gerência de Segurança e Meio Ambiente, que conta com o apoio do Centro de Educação Ambiental Oikós, fornecedor das mudas, e da Universalis, consultoria especializada em manejo e poda de árvores.

A retirada ou corte de qualquer espécie na área do cinturão ou dentro da Usina demanda uma rigorosa licença pública. A Universalis atua nesses casos, identificando árvores que podem provocar incidentes. “Às vezes, uma planta apodrece ou sofre com praga e sua poda é o procedimento mais recomendado”, explica o analista. A empresa contratada emite um laudo para a Aperam, que encaminha o pedido para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Timóteo. “Só realizamos o serviço após o aval do poder público”, destaca.

Preventivamente, empregados da Aperam vistoriam os limites da empresa para checar a situação das árvores, das cercas vivas e dos gotejadores, equipamentos que garantem a irrigação adequada das áreas.

21Eficiência Energética

A Aperam também está atenta ao uso eficiente de recursos, como energia e água. A otimização do consumo de energia elétrica e outros insumos energéticos da planta industrial conta com o reforço de uma nova ferramenta: o software Viridis, do Sistema Integrado de Gestão de Energia (Sige), já começou a ser utilizado.

Com o programa é possível acompanhar em tempo real o consumo, comparar o planejado e o executado, monitorar e analisar os indicadores de desempenho. A iniciativa faz parte dos trabalhos do Sige, cuja implantação é coordenada pela Equipe de Excelência Operacional.

 

 

Transformação em Campinas

20

Metade dos resíduos da Aperam Serviços é reaproveitada

Outra linha de atuação pautada pelo respeito ao meio ambiente se dá pelo gerenciamento de resíduos. A Aperam conta com parceiros que não só eliminam corretamente materiais de descarte como também reaproveitam parte do que parecia ser apenas lixo. Na Aperam Serviços, filial Campinas (SP), há dois anos, mais de 10 itens, entre madeira, papelão, plásticos, ferro e papel kraft ganham vida nova após serem encaminhados para uma empresa especializada em gestão de resíduos.

“Nossa intenção consiste em contribuir para um mundo mais sustentável e, por meio desse trabalho, conscientizar as pessoas sobre a importância da reciclagem. Todos podem fazer um pouco. Apostar no reaproveitamento é pensar no futuro”, Sérgio Bustamente, diretor de operações da Aperam Serviços, filial Campinas.
O armazenamento do material conta com quatro caçambas tipo containers. Luiz Fernando Galvan, engenheiro civil e sanitarista presta serviços relacionados ao processo. “Se não separar e guardar corretamente podemos tornar o reaproveitamento inviável”, explica. Luiz destaca a participação dos colegas como facilitadores do processo. “Eles já estão adaptados. Isso auxilia nosso trabalho de recolher e armazenar para que a empresa parceira retire o material da unidade”.22

 

Compartilhar: