Revista Espaço

Trânsito mais seguro

Aperam aposta na prevenção e em parcerias para contribuir com a segurança nas estradas

Aperfeiçoar cada vez mais a gestão da segurança no transporte de matérias- -primas e produtos. Esse desafio tem norteado o trabalho da Gerência de Logística de Transporte e Customer Service da Aperam South America. Trata-se de dar ênfase à prevenção e à interação com as transportadoras para reduzir riscos e ocorrências.

Há 13 anos, a Romeu Transportes escoa aços para diversas partes do país e abastece a planta industrial de Timóteo (MG) com matéria-prima vinda do Sul do Brasil. Para Christian Henrique Pereira, gerente regional da transportadora, a atenção da Aperam com a segurança representa um diferencial. “Conheço outras empresas e percebo que aqui há um trabalho de excelência. Manter um momento semanal com os prestadores de serviço para discutir prevenção, segurança e incidentes contribui muito”, avalia. Ele lembra que quando há ocorrências, a transportadora envolvida precisa apresentar um plano de ação para evitar novos casos. “Isso gera um efeito multiplicador. Quem atende a Aperam passa a incorporar esse padrão elevado de segurança para os outros clientes também”, afirma.

Além da reunião, a Aperam capacita, semestralmente, os motoristas que atendem a Empresa. No treinamento, os condutores recebem informações sobre situações que podem ser encontradas nas estradas. Assuntos como comportamento seguro no trânsito, combate à exploração sexual, trabalho infantil e uso de substâncias ilícitas são tratados em módulos específicos. “A atividade é essencial porque alcança o personagem principal da atividade: o motorista. Não há só o cuidado com questões de trânsito, mas também o zelo com a saúde e a qualidade de vida deles”, observa Christian.

PRF

23

Policiais da PRF estiveram na Fundação, onde se reuniram com empregados da Aperam

A parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) consiste em um apoio importante para promoção de um trânsito mais seguro. Em maio, a Fundação Aperam Acesita sediou uma palestra da PRF para empregados das transportadoras, equipes de Expedição, da Logística, Customer Service, Segurança Patrimonial, Gerenciamento de Riscos e de abastecimento de carvão.

“A interação com o órgão fiscalizador enriquece nosso trabalho. Todos puderam conhecer melhor os pontos críticos da BR-381 e receberam orientações para uma postura mais preventiva”, analisa Maurício Rodrigues, gerente de Transporte e Customer Service.

Francisco de Assis Soares, inspetor chefe da 3° delegacia Policial Rodoviário Federal também aprovou a iniciativa. “Pudemos compartilhar informações e uma visão imparcial da segurança nas estradas, baseada na Lei. Além disso, ouvimos as demandas de quem está no asfalto. A educação no trânsito é uma de nossas atribuições e esperamos outras oportunidades”.

Compartilhar: