Revista Espaço

Jogada de campeão

Edital de Projetos auxilia prática esportiva no Vale do Jequitinhonha

33

Cerca de 200 crianças e adolescentes participam do projeto

O esporte como fonte de aprendizado é uma premissa defendida por especialistas(Para a psicóloga, professora e especialista em crianças e adolescentes, Sônia Onofre de Oliveira, a prática de esportes, com acompanhamento psicopedagógico, contribui não somente para a parte física, como a coordenação motora, mas também para a socialização e o senso de disciplina. A atividade física regular traz ganhos de concentração e bem-estar. “Para os mais novos, esses benefícios se traduzem em mais atenção e foco na sala de aula. Além disso, o complemento da carga escolar reduz a ociosidade e a exposição a problemas como o envolvimento com drogas”, observa.). Para eles a prática esportiva contribui para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, e promove habilidades como o trabalho em equipe, a responsabilidade e a disciplina. Quem também aposta nisso é a direção do Independente Esporte Clube (IEC), time de futebol da cidade de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha. A entidade mantém uma escolinha de esportes, que beneficia 200 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, em sua maioria residentes na periferia do município. Em 2015, a iniciativa tem o apoio do Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita.

Após o horário escolar, o Independente oferta aos menores diversas atividades, como a prática de futebol, técnicas e fundamentos de esportes especializados, palestras e oficinas socioculturais. Além disso, o projeto também proporciona aulas de reforço escolar e lanche para a garotada.

Com o Edital, o IEC aprimorou a infraestrutura do clube para acolher melhor os participantes. Estruturas de apoio como bebedouros, equipamentos de áudio e vídeo (projetor, telão, computador e impressora), bolas, cones e extensores musculares foram adquiridos. “É a segunda vez que tentamos o edital e desta vez fomos contemplados. Ficamos muito felizes com a oportunidade”, conta José Agnaldo, vice-presidente do Independente Esporte Clube.

Agnaldo conta ainda que a equipe já estuda pleitear novo apoio. “Os resultados positivos do projeto são estimulantes. Vamos nos organizar para captar outros recursos e melhorar ainda mais a infraestrutura do Centro Esportivo. Sabemos da importância do esporte na vida das crianças e adolescentes”, conta.

BENEFÍCIOS SOCIOEMOCIONAIS DO ESPORTE

  • Aprender a trabalhar em equipe
  • Lidar melhor com as derrotas
  • Aprender a não se vangloriar
  • Ter mais disciplina e responsabilidade
  • Desenvolver controle emocional
  • Ter mais criatividade
  • Ser mais sociável
Compartilhar: