Revista Espaço

Jogada de campeão

Edital de Projetos auxilia prática esportiva no Vale do Jequitinhonha

33

Cerca de 200 crianças e adolescentes participam do projeto

O esporte como fonte de aprendizado é uma premissa defendida por especialistas(Para a psicóloga, professora e especialista em crianças e adolescentes, Sônia Onofre de Oliveira, a prática de esportes, com acompanhamento psicopedagógico, contribui não somente para a parte física, como a coordenação motora, mas também para a socialização e o senso de disciplina. A atividade física regular traz ganhos de concentração e bem-estar. “Para os mais novos, esses benefícios se traduzem em mais atenção e foco na sala de aula. Além disso, o complemento da carga escolar reduz a ociosidade e a exposição a problemas como o envolvimento com drogas”, observa.). Para eles a prática esportiva contribui para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, e promove habilidades como o trabalho em equipe, a responsabilidade e a disciplina. Quem também aposta nisso é a direção do Independente Esporte Clube (IEC), time de futebol da cidade de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha. A entidade mantém uma escolinha de esportes, que beneficia 200 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, em sua maioria residentes na periferia do município. Em 2015, a iniciativa tem o apoio do Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita.

Após o horário escolar, o Independente oferta aos menores diversas atividades, como a prática de futebol, técnicas e fundamentos de esportes especializados, palestras e oficinas socioculturais. Além disso, o projeto também proporciona aulas de reforço escolar e lanche para a garotada.

Com o Edital, o IEC aprimorou a infraestrutura do clube para acolher melhor os participantes. Estruturas de apoio como bebedouros, equipamentos de áudio e vídeo (projetor, telão, computador e impressora), bolas, cones e extensores musculares foram adquiridos. “É a segunda vez que tentamos o edital e desta vez fomos contemplados. Ficamos muito felizes com a oportunidade”, conta José Agnaldo, vice-presidente do Independente Esporte Clube.

Agnaldo conta ainda que a equipe já estuda pleitear novo apoio. “Os resultados positivos do projeto são estimulantes. Vamos nos organizar para captar outros recursos e melhorar ainda mais a infraestrutura do Centro Esportivo. Sabemos da importância do esporte na vida das crianças e adolescentes”, conta.

BENEFÍCIOS SOCIOEMOCIONAIS DO ESPORTE

  • Aprender a trabalhar em equipe
  • Lidar melhor com as derrotas
  • Aprender a não se vangloriar
  • Ter mais disciplina e responsabilidade
  • Desenvolver controle emocional
  • Ter mais criatividade
  • Ser mais sociável
Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.