Revista Espaço

Semeando arte

Fundação apoia festival que aproxima jovens do teatro

30

Quem participa do festival pode ser tornar integrante do grupo

Popularizar o teatro e oferecer aos moradores de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha (MG) mais uma opção de entretenimento. Esses objetivos direcionam o trabalho do grupo Animar’t. Fundada há sete anos, a trupe comandada por Reginaldo Rodrigues foi contemplada pelo Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita em 2014(O Edital de Projetos 2014 da Fundação Aperam Acesita selecionou nove projetos entre 59 propostas inscritas. Além de Capelinha, as cidades de Timóteo e Itamarandiba também tiveram iniciativas vencedoras.).

A proposta aprovada já está em execução e consiste no apoio à 5ª edição do Festival de Animação e Arte, realizado entre fevereiro e maio. O evento leva oficinas teatrais a oito escolas do município na busca por novos talentos. “Depois, selecionamos os melhores para uma segunda etapa, em que eles aperfeiçoam a dicção, a postura e começam os ensaios da peça que será apresentada no fim do festival”, conta o diretor. Há ainda a possibilidade de os jovens integrarem o quadro fixo de artistas do grupo após o processo. “É um caminho natural. Quem se destaca no palco e se interessa pode ser convidado a permanecer conosco e a atuar em outros espetáculos”, afirma.

Para Reginaldo, o formato do projeto, que registra mais de 600 inscrições e milhares de espectadores em cinco edições, contribui para a formação cultural da comunidade. “Estimulamos a participação dos jovens e mobilizamos a cidade com as apresentações gratuitas. Esse movimento ajuda a criar um público interessado e conhecedor de teatro”, avalia.

Origem

31

Jovens de Capelinha têm a oportunidade de atuarem

A atuação do grupo também pode ser compreendida por meio de sua história. O Animar’t nasceu depois que Capelinha recebeu oficinas teatrais itinerantes promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura. Alguns participantes, entre eles Reginaldo, se interessaram tanto pela prática que resolveram fundar a entidade. No segundo semestre de cada ano, além do Festival Animação e Arte, o grupo abre inscrições para uma escola de teatro aberta a interessados de todas as idades. A programação anual se completa com a visita de espetáculos de outras cidades.

Compartilhar: