Revista Espaço

Balanço positivo

Operador mantenedor: aprendizado e desenvolvimento profissional

15

Júlio: habilidade para utilizar melhor o equipamento

Conectado com os compromissos do Jeito Aperam de Ser(O Jeito Aperam de Ser reforça cinco compromissos da empresa com a segurança, o trabalho em equipe, a transparência, entre outros para tornar o negócio cada vez mais sustentável.), desde 2013 a Empresa implantou um programa para que as áreas de operação e manutenção, juntas, pudessem qualificar seus operadores e elevar o desempenho: o Operador Mantenedor. Com esse propósito, já foram contratados cerca de 97 profissionais com a formação técnica em manutenção elétrica e mecânica que passaram a atuar na operação e manutenção dos setores das Laminações a Quente e a Frio de aços Inox e Elétricos.

Um dos participantes Bruno Ramos, iniciou sua trajetória na Aperam em 2012 como aprendiz e foi efetivado em 2014, como operador mantenedor eletricista. Hoje, ele atua no laminador de bobinas da Gerência de Laminação a Frio de Aços Elétricos. “A experiência aprimora nossos conhecimentos. Tenho um diferencial agora por agregar os dois lados da moeda: operação e manutenção”, aponta. No dia a dia, ele consegue identificar problemas, resolvê-los e só precisa acionar o apoio se não obtiver sucesso.

O programa também se estendeu como uma oportunidade para todos os operadores da Aciaria e demais operadores das Laminações em 2014. Após processo de seleção e treinamento de 150 horas realizado no Centro de Formação Profissional da Empresa, um grupo de empregados ampliou seus conhecimentos em manutenção para solucionar ocorrências nos equipamentos em que trabalham. Isso agiliza processos que antes dependiam unicamente dos mantenedores. A iniciativa também permitiu que uma pessoa da manutenção se habilite para atuar na operação.

19

Bruno: experiência agregadora

“Essa é uma prática já adotada pelas empresas, principalmente na Europa. Para a Aperam, ter empregados com múltiplas competências é muito positivo. Há benefícios no dia a dia, como a maior agilidade na manutenção, ampliação do conhecimento e domínio da área de trabalho”, afirma Tânia Ataíde, assistente técnica da Gerência Executiva de Programas Institucionais.

Júlio Arruda, na Empresa há 12 anos, foi um dos que aprenderam. Ele trabalha como operador mantenedor mecânico de Decapagem Química na Gerência de Laminação a Frio de Aços Elétricos, presta assistência mecânica a um equipamento de sua área e auxilia os trabalhos de manutenção em outras duas máquinas. “Passei a conhecer mais da parte de mecânica e do funcionamento em geral. Com isso, me sinto mais qualificado e capaz de utilizar e conservar melhor o equipamento”, comenta.

A sinergia entre manutenção e operação eleva o conhecimento dos empregados e aprimora a gestão dos equipamentos. Isso amplia as possibilidades dos profissionais atuarem em pequenos reparos e contribuírem com sugestões de melhorias para o cumprimento do OEE (índice que mensura a eficiência global do equipamento, considerando funcionamento, produtividade e qualidade) e os parâmetros de segurança do trabalho, meio ambiente e custo.

“Com isso, promovemos as competências e a empregabilidade de nossos empregados e podemos ter pessoas mais preparadas e aptas para atuar em suas atividades e crescerem profissionalmente na Aperam”, afirma o Jorge Barcelos, responsável por esse projeto na área de Recursos Humanos.

Empregados em treinamento

Opinião

“A iniciativa está alinhada ao plano de construir uma empresa cada vez mais sustentável e atualizada. O operador mantenedor é uma forma de melhorarmos os processos por meio do desenvolvimento e da preparação das pessoas. Na Aciaria ainda temos muito trabalho a fazer, mas vejo bons exemplos, como a participação das equipes nas atividades de manutenção programada. No fim de 2014, oito operadores mantenedores mecânicos atuaram integralmente durante 15 dias na parada da linha de inox, com êxito”, Hebert Barros, gerente de Manutenção da Aciaria, que acompanhou a implantação do programa e atualmente está atuando na Europa por meio do projeto de intercâmbio da Empresa.

Compartilhar: