Revista Espaço

Ar, umidade, qualidade

Projeto de umectação de pátios vai reduzir emissão de particulados na Usina

25

A umectação melhora ar ao redor da Planta

Comunidades próximas às operações da empresa e os empregados já podem sentir a melhoria na qualidade do ar. Esse fato se deve ao novo Sistema de Umectação dos Pátios 1 e 2, projeto concluído pelas equipes de Engenharia e Meio Ambiente da Aperam. Prevista no Plano de Gestão Ambiental PGA-93, a iniciativa permite umidificar as áreas onde são depositadas as matérias- -primas, principalmente carvão e minério, que alimentam os Altos-Fornos da Usina.

Nos dois pátios, próximos à comunidade, há uma circulação expressiva de caminhões e máquinas, que movimentam as pilhas de materiais e emitem particulados. “O projeto reduz esse impacto e melhora a condição do ar”, afirma o gerente do projeto, Flávio Silva.

Ao todo, foram instalados 23 pontos de irrigação, para molhar a área dos pátios periodicamente, com jatos que chegam a até 40 metros de distância. Cerca de 20 pessoas estiveram envolvidas nos trabalhos.

Atenção múltipla

24O empenho da Aperam em minimizar os impactos no ar pode ser observado a partir de um conjunto de iniciativas adotadas na Usina. Desde 2011, vêm sendo investidos quase R$ 20 milhões em projetos de melhoria na qualidade do ar. Conheça algumas das ações:

 

 

PROJETOS CONCLUÍDOS

✓ Restauração do sistema de desempoeiramento do forno de produção de aços elétricos e carbono da Aciaria.

✓ Melhorias nas chaminés dos fornos de produção de aços inoxidáveis da Aciaria.

✓ No abastecimento de matérias- -primas da Aciaria, os dois pontos de coleta de cal receberam caçambas fechadas para eliminar a saída de particulados finos do produto.

✓ Aprimoramentos no sistema de filtragem de poeiras emitidas pelo forno de pré-tratamento de gusa PTG (matéria-prima do aço), localizado na Aciaria.

✓ Reforma do Lanternim com fechamento da abertura do galpão da Aciaria.

PROJETO EM ANDAMENTO

• Restauração dos fornos elétricos a arco (eles têm a função de fundir a sucata, transformando-a em aço), com a troca de dutos refrigerados para evitar obstruções no desempoeiramento.

Compartilhar: