Revista Espaço

Ar, umidade, qualidade

Projeto de umectação de pátios vai reduzir emissão de particulados na Usina

25

A umectação melhora ar ao redor da Planta

Comunidades próximas às operações da empresa e os empregados já podem sentir a melhoria na qualidade do ar. Esse fato se deve ao novo Sistema de Umectação dos Pátios 1 e 2, projeto concluído pelas equipes de Engenharia e Meio Ambiente da Aperam. Prevista no Plano de Gestão Ambiental PGA-93, a iniciativa permite umidificar as áreas onde são depositadas as matérias- -primas, principalmente carvão e minério, que alimentam os Altos-Fornos da Usina.

Nos dois pátios, próximos à comunidade, há uma circulação expressiva de caminhões e máquinas, que movimentam as pilhas de materiais e emitem particulados. “O projeto reduz esse impacto e melhora a condição do ar”, afirma o gerente do projeto, Flávio Silva.

Ao todo, foram instalados 23 pontos de irrigação, para molhar a área dos pátios periodicamente, com jatos que chegam a até 40 metros de distância. Cerca de 20 pessoas estiveram envolvidas nos trabalhos.

Atenção múltipla

24O empenho da Aperam em minimizar os impactos no ar pode ser observado a partir de um conjunto de iniciativas adotadas na Usina. Desde 2011, vêm sendo investidos quase R$ 20 milhões em projetos de melhoria na qualidade do ar. Conheça algumas das ações:

 

 

PROJETOS CONCLUÍDOS

✓ Restauração do sistema de desempoeiramento do forno de produção de aços elétricos e carbono da Aciaria.

✓ Melhorias nas chaminés dos fornos de produção de aços inoxidáveis da Aciaria.

✓ No abastecimento de matérias- -primas da Aciaria, os dois pontos de coleta de cal receberam caçambas fechadas para eliminar a saída de particulados finos do produto.

✓ Aprimoramentos no sistema de filtragem de poeiras emitidas pelo forno de pré-tratamento de gusa PTG (matéria-prima do aço), localizado na Aciaria.

✓ Reforma do Lanternim com fechamento da abertura do galpão da Aciaria.

PROJETO EM ANDAMENTO

• Restauração dos fornos elétricos a arco (eles têm a função de fundir a sucata, transformando-a em aço), com a troca de dutos refrigerados para evitar obstruções no desempoeiramento.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.