Revista Espaço

Editorial

Caro leitor,

1

Frederico Ayres Lima
Presidente da Aperam South America

Para manter-se como um dos principais players do mercado siderúrgico brasileiro, a Aperam South America define estratégias que permitam acompanhar as movimentações da economia, garantindo a estabilidade financeira e sua posição como líder na produção de aços inoxidáveis e elétricos no país e na América Latina.

Mostra disso é que encerramos 2014 com uma participação expressiva no fornecimento de aço carbono para fabricantes de máquinas agrícolas, atingindo 30 mil toneladas em um ano. Na contramão do inexpressivo crescimento da economia brasileira, o “PIB do agronegócio” cresceu 3,8% no último ano. Deixamos nossa marca nesse cenário.

Além disso, nos preparamos para, em breve, ingressarmos em mais um nicho de mercado no país. Estamos finalizando os testes que buscam as propriedades ideais de aços elétricos de grão não-orientado para produção de motores de carros híbridos – modelo que deve ser fabricado no Brasil em 2016. Dessa forma, ampliaremos portfólio e seremos, mais uma vez, pioneiros no fornecimento desse aço nobre por aqui. Essa categoria de motores, além de garantir melhor desempenho aos veículos, reduz em até 40% a emissão de gases na atmosfera.

Também não poderíamos nos isentar de agir em relação aos problemas enfrentados pelo país no plano do abastecimento energético. Criamos o Sistema Integrado de Gestão de Energia (SIGE), que agora compõe o escopo de atuação da Equipe de Excelência Operacional da Empresa. Entendemos que, dessa forma, envolvemos todos os empregados da Aperam, disseminando a cultura da eficiência energética, com apoio de técnicas de acompanhamento do consumo em nossas operações.

Nossos investimentos em novas práticas e produtos se fortalecem quando nossa interface com o mercado é construída sobre o diálogo e a parceria, buscando a excelência no atendimento e a competitividade. Para consolidar essas estratégias, nosso colega Rodrigo Damasceno, que desde 2011 ocupava a Gerência Executiva de Marketing, assumiu o cargo de Diretor Comercial da Aperam South America. Essas e outras mudanças recentes nas lideranças da Empresa evidenciam que o longo trabalho que temos feito na formação e retenção de talentos é altamente assertivo. Uma entrevista na página 03 traz detalhes sobre a nova fase na carreira de Rodrigo Damasceno e seus planos para o cargo.

Boa leitura!


Pílula

Gestão comprovada

O Sistema de Gestão da Aperam foi reconhecido, mais uma vez, no último dia 13 de fevereiro, pelo organismo certificador ABS – Quality Evaluations, Inc. Esse reconhecimento compreende a renovação dos certificados da Aperam, conforme as normas ISO 9001- gestão da qualidade; ISO 14001 – gestão ambiental; ISO/TS 16949 – gestão da qualidade – segmento automotivo; e a norma OHSAS 18001 – gestão da saúde e segurança ocupacional.

A manutenção destes certificados atesta ao mercado e partes interessadas que o produto da Aperam é produzido dentro dos padrões de excelência para garantir o atendimento aos requisitos dos clientes, bem como aos requisitos ambientais e de saúde e segurança.

O sucesso deste trabalho contou com o comprometimento de todos os empregados da Empresa, atuando no cumprimento dos procedimentos estabelecidos, na busca e solução dos problemas e na melhoria contínua de seus processos de gestão.

Ainda neste ano, processo semelhante será realizado pela BioEnergia, que conta com as certificações ISO 14001, OHSAS 18001 e com o selo FSC, que atestam a adequação ambiental e de saúde e segurança do manejo das florestas.


Expediente

Pu­bli­ca­ção da Aperam South America • Presidente: Frederico Ayres Lima • Dire­tor de Produção: Christophe Carel • Diretor Financeiro: Marc Ruppert • Diretor Comercial: Rodrigo Damasceno • Diretor de Recursos Humanos: Ilder Camargo • Gerente de Comunicação: Raquel Faria • Conselho Editorial: Augusto Pompilio, Cleonice Freitas, Débora Sesti, Élvio Reis, Flávia Soares, José Rogério de Oliveira, Juliana Jácome, Kelly Soares, Márcia Ferreira, Natália Reis (estagiária), Neide Morais, Raquel Faria, Soraya Tôrre, Venilson Araújo e Vera Dutra. • En­de­re­ço da Sede: Av. Carandaí, 1.115, 23º e 24º andares, Belo Horizonte/MG • Endereço da Usina: Praça 1º de Maio, 9 – Centro – Timóteo/MG • Ti­ra­gem: 9 mil exem­pla­res • Jornalista Responsável: Soraya Tôrre (MTb 6003) • Produção Editorial: BH Press Comu­nica­ção • Reportagem e Redação: Victor Hugo Fonseca (MTb 16.388/MG), Gabriel Assunção (17.989) e Fernanda Sabino (MTb 15.808/MG) • Imagem de capa: AVI Design • Fotos: João Rabêlo • Editoração: AVI Design • Edição: Ana Amélia Gouvêa • E-­mails pa­ra con­ta­to: co­mu­ni­ca­cao@aperam.com, inox.fun­da­cao@aperam.com, marketing@aperam.com.­2

Compartilhar: