Revista Espaço

Vozes do Natal

Em sua 20ª edição, Cantata alegra Timóteo e Capelinha

38

Cauã e Glauciene participam dos corais adulto e infantil da Aperam

Os 48 participantes do Coral Aperam e dos coros de Meninas e Meninos Cantores da Aperam treinam as vozes o ano todo, mas com a proximidade do Natal intensificam os ensaios. Afinal de contas, dezembro é sinal de Cantata em Timóteo. Em 2014, a novidade consistiu na apresentação feita na cidade de Capelinha, a convite da Aperam BioEnergia.

“Havíamos tentado antes, mas por falta de agenda não foi possível. Acreditamos que a Cantata está em sintonia com a riqueza cultural da região e fará sucesso”, destaca Ricardo Wagner Leite gerente executivo, responsável pela área de Relações com as Comunidades da Aperam BioEnergia. Além de marcar a proximidade do Natal, a apresentação celebra os 40 anos da unidade.

A Fundação preparou uma logística especial que contou com dois ônibus para levar coralistas, maestro, pianista, flautista, equipe de apoio e um comitê formado por pais dos participantes menores de idade.

Ansiedade e experiência

39

Coros da Fundação se apresentaram em Capelinha (MG)

Segundo Glauciene Patrícia Pereira, 35 anos, professora que participa do coral há 10 anos, a experiência de ter acompanhado o grupo em Minas e fora do Estado ajuda a administrar a ansiedade de levar a Cantata a Capelinha pela primeira vez. “A música mexe com o coração das pessoas”, destaca.

Além do prazer de cantar, a professora afirma que as orientações aprendidas nos ensaios contribuem para o dia a dia. “Com os exercícios de canto, preparo minha voz para as aulas”, conta.

Cauã Lucas de Sá, de 9 anos, sentiu a emoção do espetáculo pela primeira vez. Ele ingressou no coro em 2014, depois de assistir a Cantata do ano anterior. As aulas de canto, leitura musical e expressão corporal têm animado o pequeno, que contém a ansiedade com muito treinamento em casa. “As pessoas ficam mais felizes quando ouvem música”, observa.

Compartilhar: