Revista Espaço

Tudo em ordem

Programa Trevo estimula a manutenção de espaços mais limpos e seguros

26

Trabalho aprimorado na Logística da Aperam Serviços, filial Campinas (SP)

Organização, limpeza e mais segurança. Os empregados da área de Logística da Aperam Serviços, filial Campinas (SP), conhecem bem essas características e os benefícios que elas podem trazer para o dia a dia de trabalho.

Há três meses, o Programa Trevo foi implantado na área com o objetivo de melhorar a qualidade da rotina das equipes. Baseado na metodologia dos 5S, o projeto reuniu quatro aspectos – assim como o trevo, que tem quatro folhas – a serem trabalhados: segurança e saúde; organização, utilização e padronização; limpeza e autodisciplina; sustentabilidade.

Márcio Silva de Souza, supervisor de Logística, foi um dos responsáveis por mobilizar os empregados da área a colocarem em prática as orientações do Programa. Segundo ele, o entendimento de que cada um é responsável pelo conjunto dos processos foi o que fez a diferença. “O que eu fizer ou deixar de fazer poderá impactar na rotina de todos”, explica.

Fabiano Henrique Alexandre, conferente de materiais, absorveu e aplicou essa ideia na íntegra. “Trabalhar em um ambiente organizado é fundamental e pode ser mais simples do que imaginamos. Arrumar é uma vez só. Depois, é manter”, garante. Entre as melhorias na área, Fabiano destaca a redução das pilhas para facilitar a passagem segura da ponte rolante.

A unidade de Serviços passa por auditorias internas a cada 15 dias. Após a implantação do programa, a avaliação teve como foco a observância de sua efetividade. Os resultados foram positivos. A área de Logística destacou-se nesse programa, especialmente nos itens organização física, mapeamento de estoque e segurança.

Metodologia dos 5S

O programa japonês, criado nos anos 1950, recomendava a aplicação de algumas práticas capazes de melhorar os ambientes:

  • Senso de Utilização
  • Senso de Organização
  • Senso de Limpeza
  • Senso de Segurança e Saúde
  • Senso de Padronização e Auto-Disciplina

Quatro aspectos

Senso de Segurança e Saúde: envolve cuidados com a alimentação e de eliminação de condições inseguras de trabalho.

Senso de Utilização, Organização e Padronização: separar objetos úteis e descartar os inúteis. Organizar, padronizar e manter o local de trabalho em ordem.

Senso de Limpeza e Autodisciplina: limpar a área periodicamente e assegurar a manutenção do projeto.

Sustentabilidade: realizar atividades sem impactar as gerações futuras.

Compartilhar: