Revista Espaço

Sofisticado e prático

Peças feitas com inox expostas em mostra internacional

20

Bancos Prisma, Revisteiro e Bar possuem formas criativas

21
São Paulo foi palco da 2ª edição da Mercado, Arte, Design (Made), feira realizada em novembro que reuniu instalações de designers, artistas e arquitetos nacionais e internacionais, revelando talentos e incentivando novas produções.

Os aços inoxidáveis da Aperam participaram do evento, como matéria-prima das obras do designer brasileiro Zanini de Zanine. As peças foram expostas na galeria intitulada Aperam + Mekal + Zanini de Zanine. Confira a entrevista com o artista que alia arte à praticidade e à versatilidade, com um toque de sofisticação.

No início de sua carreira, sua produção concentrava-se em móveis em madeira de demolição. Por que ampliar o leque de materiais aplicados em suas obras?

A necessidade de aprender e melhorar como ser humano é o que me leva a mergulhar em novos universos relacionados a meu trabalho. Estou sempre aberto a novos processos e experiências.

Seus móveis são verdadeiras esculturas. Como o inox contribui para o seu processo criativo? O que ele oferece às suas produções?

Sempre tive vontade de experimentar o aço em chapa e foi justamente a qualidade da Mekal (cliente da Aperam) que me despertou para esse exercício. O inox garante, ao meu ver, aspectos como elegância e durabilidade. É um material extremamente nobre. Sua plasticidade faz toda a diferença e isso se comprova na percepção das pessoas quando veem as peças.

O inox hoje é a principal matéria-prima de suas obras?

Posso dizer que sim. Tenho uma variedade de projetos, já no mercado, feitos com aço, como poltronas, linha de utensílios e mesas.

Que papel seu pai, José Zanine Caldas, mestre do design e da arquitetura brasileira, exerceu sobre sua trajetória profissional?

Tive muita sorte em poder desfrutar dos conhecimentos do meu pai por 23 anos. Ele era um sábio e de personalidade única, isso influenciava a todos que chegassem perto dele.Tanto sua obra como seu lado humano me influenciam e me influenciarão para toda vida.


22Quem é Zanine

Zanini de Zanine é graduado em Desenho Industrial pela PUC-Rio. A partir de 2003, começou a produzir móveis em madeira maciça, com peças de demolição. Em 2005, iniciou a criação de uma nova linha de móveis com peças produzidas industrialmente, usando materiais diversos, como plástico e aço.Recebeu os mais importantes prêmios de design do Brasil e hoje assina peças para grandes marcas nacionais e internacionais.Uma de suas maiores inspirações foi o pai, José Zanine Caldas, designer e arquiteto autodidata, que se transformou em uma das maiores referências nacionais no assunto.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.