Revista Espaço

Sofisticado e prático

Peças feitas com inox expostas em mostra internacional

20

Bancos Prisma, Revisteiro e Bar possuem formas criativas

21
São Paulo foi palco da 2ª edição da Mercado, Arte, Design (Made), feira realizada em novembro que reuniu instalações de designers, artistas e arquitetos nacionais e internacionais, revelando talentos e incentivando novas produções.

Os aços inoxidáveis da Aperam participaram do evento, como matéria-prima das obras do designer brasileiro Zanini de Zanine. As peças foram expostas na galeria intitulada Aperam + Mekal + Zanini de Zanine. Confira a entrevista com o artista que alia arte à praticidade e à versatilidade, com um toque de sofisticação.

No início de sua carreira, sua produção concentrava-se em móveis em madeira de demolição. Por que ampliar o leque de materiais aplicados em suas obras?

A necessidade de aprender e melhorar como ser humano é o que me leva a mergulhar em novos universos relacionados a meu trabalho. Estou sempre aberto a novos processos e experiências.

Seus móveis são verdadeiras esculturas. Como o inox contribui para o seu processo criativo? O que ele oferece às suas produções?

Sempre tive vontade de experimentar o aço em chapa e foi justamente a qualidade da Mekal (cliente da Aperam) que me despertou para esse exercício. O inox garante, ao meu ver, aspectos como elegância e durabilidade. É um material extremamente nobre. Sua plasticidade faz toda a diferença e isso se comprova na percepção das pessoas quando veem as peças.

O inox hoje é a principal matéria-prima de suas obras?

Posso dizer que sim. Tenho uma variedade de projetos, já no mercado, feitos com aço, como poltronas, linha de utensílios e mesas.

Que papel seu pai, José Zanine Caldas, mestre do design e da arquitetura brasileira, exerceu sobre sua trajetória profissional?

Tive muita sorte em poder desfrutar dos conhecimentos do meu pai por 23 anos. Ele era um sábio e de personalidade única, isso influenciava a todos que chegassem perto dele.Tanto sua obra como seu lado humano me influenciam e me influenciarão para toda vida.


22Quem é Zanine

Zanini de Zanine é graduado em Desenho Industrial pela PUC-Rio. A partir de 2003, começou a produzir móveis em madeira maciça, com peças de demolição. Em 2005, iniciou a criação de uma nova linha de móveis com peças produzidas industrialmente, usando materiais diversos, como plástico e aço.Recebeu os mais importantes prêmios de design do Brasil e hoje assina peças para grandes marcas nacionais e internacionais.Uma de suas maiores inspirações foi o pai, José Zanine Caldas, designer e arquiteto autodidata, que se transformou em uma das maiores referências nacionais no assunto.

Compartilhar: